FASES DA VIDA

Páginas: 56 (13807 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2014

INFÂNCIA
É a fase que vai desde o nascimento até os onze anos de idade. Ela é um período de muita aprendizagem e novidades, já que é quando começamos a descobrir o mundo à nossa volta e as relações entre as pessoas; começamos a falar e a andar, geralmente iniciamos os estudos, aprendemos regras e limites, etc. Aqui, somos bem dependentes de nossos pais e/ou responsáveis.



TIPOSDE DOENÇAS NA INFÂNCIA
AFTA
É um dos tipos mais frequentes de estomatite. Pode ser causada por acidez bucal, alergia ou infecção, especialmente por vírus que permanecem no organismo e que atacam em certas ocasiões - por exemplo, quando aparecem infecções em outros órgãos. As aftas duram, em geral, de 4 a 7 dias, e desaparecem sem deixar vestígios. Em alguns casos, mais raros, podeminfeccionar-se, causando uma ulceração maior.
Sintomas: São pequenos pontos ou ulcerações branco-amareladas na boca, facilmente percebidos. São bastante dolorosos, principalmente durante a mastigação, e podem fazer a criança recusar alimentos.
Tratamento: Não há medicação específica, pois na maioria das vezes as aftas são provocadas por vírus. O máximo que se pode fazer é pulverizá-las com um pouco debicarbonato de sódio e anestesina. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam os laxantes não só não resolvem o problema como deixam a criança, que já esta comendo pouco, ainda mais enfraquecida. A mãe não deve forçar o doente a comer, mas oferecer-lhe líquidos frios e alimentos gelados, como sorvetes. Os líquidos ácidos e os alimentos muito salgados aumentam a dor. Se as aftas persistirem por maisse uma semana, será necessário consultar o médico.
Prevenção: Ensinar a criança a manter boa higiene bucal, escovando os dentes após as refeições e evitando colocar as mãos ou objetos na boca.

BOQUEIRA
É um dos tipos de estomatite, conhecida também como comissurite, por aparecer nas comissuras labiais (canto da boca). A boqueira é originada por invasão de bactérias que podem ser transmitidaspela mão ou por objetos levados a boca. Ataca principalmente crianças em idade escolar com deficiência de vitamina B2.
Sintomas: Aparecimento de pequenas inflamações localizadas nos cantos da boca. Como geralmente dói bastante, a criança fica com receio de comer.
Tratamento: Consiste em aplicar soluções de iodo, de nitrato de prata a 1% ou de violeta genciana a 1% nos locais da inflamação. Noscasos em que seu aparecimento é mais freqüente, convém ainda combater a deficiência de vitaminas, com o uso da vitamina B2 na quantidade indicada pelo médico.
Prevenção: Manter rigorosa higiene da boca.

CATAPORA OU VARICELA
Doença infecciosa própria da infância, é altamente contagiosa e atinge praticamente todas as crianças. É causada por vírus, o herpes-zoster, o mesmo que provoca o cobreiro.Esse vírus é transmitido pela tosse, pela respiração, pela fala ou pelo contato com o líquido das vesículas que se formam no decorrer da doença.
Existem formas leves da doença, que não originam manchas no corpo, e que acabam sendo curadas como simples indisposições. O período de incubação da moléstia é de 15 dias, e o contágio se dá desde a véspera do aparecimento da primeira mancha até umasemana após o aparecimento da primeira vesícula.
Sintomas: Os sintomas iniciais da catapora são, geralmente, febre, dor de cabeça e mal-estar. Em alguns casos, contudo, o primeiro sinal é o aparecimento no tronco da criança de pequenas manchas vermelhas, arredondadas ou ovais, de tamanho variável e pouco saliente, chamado pápulas. Em poucas horas as pápulas viram vesículas de tamanho irregular, cheiasde líquido transparente que, após algum tempo, fica opaco e diminui de volume. No terceiro dia, as vesículas transformam-se em feridas. Essas pequenas crostas avermelhadas, depois de alguns dias, desprendem-se sem deixar cicatriz. As pápulas continuam aparecendo durante 3 ou 4 dias e evoluem sozinhas. Por isso, a partir do terceiro dia é possível encontrar os três tipos de lesões ao mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FASE DA VIDA
  • fases da vida
  • fases da vida
  • Fases da Vida
  • Fases da Vida
  • Fases da vida
  • Fases da vida
  • Fases da vida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!