Fases da Sociologia no Brasil

Páginas: 13 (3172 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
Aluno: Felipe F. G. Ferreira
Disciplina: Sociologia



















Trabalho de Sociologia: A produção Sociológica Brasileira













Paranavaí,
2014
Fase A:

1-Euclides da Cunha

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu em Cantagalo (RJ), em dia 20 de janeiro de 1866 e morreu neste mesmo estado, em 1909, aos 43 anos de idade. Foi escritor,professor, sociólogo, repórter jornalístico e engenheiro. Era engenheiro, porém seu talento literário não passava despercebido, e em 1897, quando se mudou do Rio para São Paulo, passou a fazer a cobertura da revolta de Canudos para o jornal ‘’O Estado de S. Paulo’’. Após este acontecimento, escreveu sobre esta revolta no livro: Os Sertões. Nesta obra ele faz uma análise brilhante da psicologia dosertanejo e de seus costumes, retrata também a terra, o relevo do Nordeste, o homem sertanejo e a luta travada por eles na Guerra de Canudos.
Euclides da Cunha faleceu em 15 de agosto de 1909.

Os sertões

O clássico Os sertões de Euclides da Cunha tem como característica principal: o regionalismo. A realidade do Nordeste brasileiro é retratada com fidelidade na obra, a qual descreve as condiçõesprecárias de vida da região e os motivos pelos quais ocorreu o drama da Guerra de Canudos. O sucesso da obra foi tamanho que o autor foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1903. O livro Os sertões é consagrado como referência na literatura e na sociologia para o estudo do sertanejo.

Guerra de Canudos

As características geográficas e as condições sociais do Nordeste brasileiroformavam um conjunto de fatores geradores de um estado de permanente conflito e revolta social.
A história de Canudos começa por volta de 1893. Nesta época, no arraial de Canudos, no vale do rio Vaza-Barris, no interior da Bahia, reuniu-se um grupo de fieis seguidores do beato Antônio Conselheiro, que pregava a salvação e dias melhores para quem o seguisse. Em 1896 o arraial (cidade de Belo Monte),formado por Antônio Conselheiro já possuía cerca de quinze mil sertanejos que viviam de modo comunitário.
O rápido crescimento da comunidade de Canudos passou a incomodar os coronéis locais e a Igreja católica. Os latifundiários perdiam mão-de-obra enquanto a Igreja perdia seus adeptos. O arraial de Canudos passou a ser alvo de inúmeras críticas. O governo da Bahia organizou expedições militarespara destruir Canudos, três delas um fracasso total. O ministro de Guerra, Carlos Bittencourt, preparou uma quarta expedição que foi composta por seis mil homens. Fortemente armados, os soldados cercaram por três meses o arraial de Canudos, que sofreu forte bombardeio e depois foi invadido.
A Guerra de canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino nofinal do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região. Antônio Conselheiro foi assassinado em 22 de setembro de 1897.
Fase B:

2-Gilberto Freyre

Gilberto Freire nasceu em 15 de março de 1900, em Recife, estado do Pernambuco, em seus estudos e trabalhos fez carreira acadêmica em artes plásticas, jornalista, cartunista eescritor. No início dos anos 20, estudou Ciências Sociais e Artes nos Estados Unidos, foi convidado por Joseph Armstrong a se naturalizar norte-americano, mas resistiu à ideia. Retornou a Recife em 1924, partindo novamente depois da Revolução de 1930. Lecionou nos EUA, na Universidade de Stanford, em 1931 e depois viajou para a Europa. Retornou para o Rio de Janeiro em 1932, dedicou-se a escrever aobra “Casa Grande & Senzala”. Eleito deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN) em 1946, trabalhou na constituinte contra o racismo, ao denunciar a presença de racistas e nazistas no país, foi preso em 1942. Em 1954, apresentou ideias na Assembleia Geral das Nações Unidas para amenizar os conflitos raciais.
Em 1962, a escola de samba Mangueira o homenageou com um enredo inspirado na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia no brasil
  • Sociologia no Brasil
  • Sociologia no Brasil
  • Sociologia no Brasil
  • A sociologia no brasil
  • Sociologia no brasil
  • A sociologia no brasil
  • sociologia no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!