Fases da Escrita

Páginas: 15 (3675 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
AS FASES DA ESCRITA INFANTIL


























Macapá-Ap
Março/2014








AS FASES DA ESCRITA INFANTIL






































Macapá-Ap
Março/2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
HISTORIA DA ESCRITA 05
EVOLUÇÃO DA ESCRITA 06
NIVEL 1 07
NIVEL 2 09
NIVEL 3 11
NIVEL 4 14
NIVEL5 15
CONCLUSÃO 18
BIBLIOGRAFIA 19









INTRODUÇÃO
Emília Ferreiro e as Fases da Escrita Infantil
Emília Ferreiro, psicóloga e pesquisadora argentina, que chamou de construtivismo a obra de Piaget. Com isso tinha objetivo de entender e descobrir se o sujeito é aquele que aprende de modo ativo e criativo se utilizava destes mesmos recursos na construção do conhecimento da escrita.Em sua obra psicogênese da língua escrita descobriu que antes de ir para escola a criança já iniciava a aprendizagem da escrita no seu convívio familiar no dia a dia, e sua maior observação foi que o sujeito que esta em constante movimento de aprendizagem é capaz de organizar e reorganizar seus esquemas assimilares (situação) e que a escrita é um processo de construção de um sistema derepresentação não é um processo com a responsabilidade de organizar situações desafiadoras, e estimulador da troca de conhecimento.
E as experiências dos primeiros anos de escolarização são importantes para o restante dos anos escolares, pois vamos avaliar como a criança pensa sobre a escrita mesma, que elas ainda não conheçam as regras linguísticas da ortografia, mas isso será importante para o trabalho doprofessor, e foi concluído que a evolução da escrita foi atividade em 3 níveis que chamou de pré-silábica, silábica e alfabética.
E durante cada nível a criança vai aprendendo desenvolvendo, conhecendo a diferença entre letras, números, com incentivo da escola e da família vai aumentando as tentativas através de riscos e rabiscos ela vai perceber que desenhar e diferente de escrever, e vaiproduzir riscos típicos da escrita e em contato com livros e revista vai começar a diferenciar a gráfica das palavras.
O fundamental na aprendizagem é a ação do sujeito, a ação de pensar sobre o objeto do conhecimento. A aprendizagem é principalmente exploração e descoberta. É indispensável oferecer material de leitura e oportunidades reais de escrita na escola, principalmente para pessoas de baixarenda, por não os possuírem em casa. É convivendo com escrita que aluno entra em contato com os conflitos e vai formulando novas hipóteses para compreende lá.
DESENVOLVIMENTO
Historia da escrita
A historia da escrita vista no seu conjunto, sem seguir uma linha de evolução cronológica de nenhum sistema especificamente, pode ser caracterizado como tendo três fases distintas: a pictórica, ideológicae a alfabética.
A fase pictórica se distingue pela escrita através de sonhos ou pictogramas. Estes aparecem em inscrições antigas, mas podem ser vistas de maneira mais elaborada nos cantos Ojibwa da América do norte, na escrita asteca e mais recentemente nas historias em quadrinhos. Os pictogramas não estão associados a um som, mas a imagem do que se quer representar. Consistem em representaçõesbem simplificadas dos objetos da realidade.
A fase ideográfica se caracteriza pela escrita através de desenhos especiais chamados ideogramas. Esses desenhos foram ao longo de sua evolução perdendo alguns dos traços mais representativos das figuras retratadas e tornaram-se uma simples convenção de escrita. As letras do nosso alfabeto vieram desse tipo de evolução. As escritas ideográficas maisimportantes são a egípcia, a mesopotâmicas escritas da região do mar Egeu e a chinesa.
A fase alfabética se caracteriza pelo uso de letras. Estas tiveram sua origem nos ideogramas, mas perderam o valor ideográfico assumindo uma nova função de escrita: a representação puramente fonográfica. O ideograma perdeu seu valor pictórico e passou a ser simplesmente uma representação fonética.
Os mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fases da Escrita
  • fases da escrita
  • Fases da escrita
  • CRIANÇA NA FASE INICIAL DA ESCRITA
  • Trabalhos psicologia
  • Emilia Ferreiro fases da escrita
  • As fases da escrita emilia ferreiro
  • as fases das escritas na serieis iniciais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!