Fase pictórica a ideográfica da comunicação

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
CAMPUS PETROLINA

FRANCISCO DE ASSIS SOUZA SILVA
GLÊDSON COSTA NEVES
INGRID BARTIRA PACHECO
JÉSSICA MARIA FREIRE NUNES

FASE PICTÓRICA A IDEOGRÁFICA DA COMUNICAÇÃO

PETROLINA
OUTUBRO DE 2011

FRANCISCO DE ASSIS SOUZA SILVA
GLÊDSON COSTA NEVES
INGRID BARTIRA PACHECO
JÉSSICA MARIA FREIRE NUNES

FASE PICTÓRICA A IDEOGRÁFICA DA COMUNICAÇÃO
Relatórioapresentado como requisito para avaliação da 1ª unidade da disciplina Prática II, solicitado pelo professor Moisés Almeida.

PETROLINA
OUTUBRO 2011
FASE PICTÓRICA A IDEOGRÁFICA DA COMUNICAÇÃO

Este relatorio objetiva, fundamentalmente, identificar alguns elementos do processo da comunicação, desde a fase pictórica a ideográfica, situando alguns aspetos a serem levados em consideração ao sefalar da evolução da escrita.
A necessidade de registar os acontecimentos surgiu com o homem primitivo no tempo das cavernas, quando este começou a gravar imagens nas paredes, desenvolvida também para guardar os registos de contas e trocas, a escrita tornou-se um instrumento de valor inestimável para a difusão de ideias e informações.
Esta forma de expressão é chamada pictográfica. A fasepictórica apresenta uma escrita bem simplificada dos objetos da realidade, por meio de desenhos que podem ser vistos nas inscrições presentes em cavernas.
A arte primitiva é um legado de inscrições em rochas que desafiou o tempo, sobrevivendo há milhares de anos e ainda transmitindo informações sobre uma civilização inexistente, mesmo depois do surgimento da escrita como um marco daHistória.
Dada a inexistência de organização e padronização nas representações gráficas das pinturas rupestres, estas não são consideradas exatamente escritas, mas criptografias aleatórias que pretendem transmitir sua mensagem, gravadas em um material da natureza. Por isso mesmo, é possível fazer uma analogia entre aquelas gravuras e a escrita: ambos os casos buscam registrar algo, de alguma forma,para determinado grupo, para aquele momento ou para a posteridade. .
Escrita pictográfica parece ter sido a origem de todas as formas de escrita e sucessora direta das primeiras formas de arte figurativa. Começou a ser usada para representar uma ideia abstrata.
Podemos dividir a história da escrita em três fases: pictórica, ideográfica e alfabética. Contudo, nessa divisão, não sepode seguir uma linha cronológica
A fase pictórica se distingue pela escrita por meio de desenhos ou pictogramas, que aparecem em inscrições antigas. Os pictogramas não estão associados a um som, mas à imagem daquilo que se quer representar. Consistem em representações bem simplificadas dos objetos da realidade.
A fase ideográfica se caracteriza pela escrita por meio de desenhos.Especiais denominados ideogramas. Esses desenhos foram, ao longo de sua evolução, perdendo alguns dos traços mais representativos das figuras retratadas e tornaram-se uma simples convenção de escrita. As letras de nosso alfabeto vieram desse tipo de evolução.
A escrita ideográfica, que não utilizava apenas rabiscos e figuras associados à imagem que se queria registrar , mas sim uma imagem oufigura que representasse uma idéia, tornando-se posteriormente uma convenção de escrita. Os leitores dependiam do contexto e do senso comum para decifrar o significado. As escritas ideográficas mais importantes são a egípcia (também chamada de hieroglífica), as Maias e a chinesa, que evoluiu a partir de formas da escrita pictográfica. Os mais antigos vestígios de escrita ideográfica provêm deSumer, cujo alfabeto dispunha de quase 20.000 ideogramas.
Tal como vemos nas pirâmides, é chamado de estilo hieroglífico. Em papiros e outros documentos vemos o estilo hierático, mais cursivo, ou seja,  mais fácil de traçar. Existe ainda um estilo mais popular, o demótico. Por muito tempo, a escrita antiga permaneceu misteriosa. Os hieróglifos só foram  decifrados no século XIX, pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inteligência pictórica
  • Inteligencia pictorica
  • Fases
  • Fases
  • fases
  • Uma fase
  • fases
  • Fases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!