Fascismo

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2013
Fascismo

Origem
O Fascismo teve sua origem na Europa, a partir de 1919, e ganhou força principalmente após a Primeira Guerra Mundial. Fundado exatamente no dia 23 de março de 1919, Mussolini deuinício a este movimento em uma reunião que acontecia na cidade de Milão. Os fascistas conquistaram o poder em 28 de outubro de 1922, com uma prova de força, a marcha sobre Roma, e a nomeação deMussolini para chefe do governo.

Liderança
Tendo sido desenvolvido por Benito Mussolini, foi um líder político italiano. Líder do Partido Nacional Fascista, fundado em 1919, no final da Primeira GuerraMundial.

Princípios
Um aspecto importante do fascismo é que ele usa os seus movimentos de massa para atacar as organizações que se reivindicam das classes trabalhadoras - partidos operários esindicatos. Um traço característico do fascismo foi o corporativismo de Estado, No seu modelo totalitário é o Estado quem define a utilidade e a direção de todas as atividades da Nação, seja no campopolítico, econômico, social ou cultural. De acordo com o fascismo italiano, a natureza do Estado é superior à soma dos indivíduos que o compõem e que eles existem para o Estado, em vez de o Estado existirpara servi-los.

Principais características e ideias do fascismo:

- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líderpodia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na ideia de que só o que é dopaís tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos deguerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

- Culto à força física: Nos países fascistas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O fascismo
  • Fascismo
  • Fascismo
  • Fascismo
  • Fascismo
  • Fascismo
  • os fascismos
  • fascismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!