Fascismo e Segunda Guerra Mundial

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014











Fascismos e II Guerra Mundial











Agosto.
2013










Fascismo e II Guerra Mundial




Trabalho solicitado pelo professor Ismael,
Da disciplina de Historia como exigência
Parcial para obtenção da nota para
III unidade de 2013.







Agosto.
2013



INTRODUÇÃO

Entre os anos de 1920 e 1930, a Europa se via numacrise muito alta, com os altos gastos na 1ª Guerra Mundial, e vários países europeus, como Itália e Alemanha, adotaram um governo fascista, que não aceitava povos judeus, existência de luta de classes, nem as ideias pregadas por Marx, etc.
Um dos maiores fascistas foi Adolf Hitler, que se tornou famoso, pela sua crueldade, mandando exterminar milhões de pessoas nos campos de concentrações naAlemanha. Também, pelo seu querer de dominar o mundo, tornando-o irracionalista, era está a sua ideia, que deu inicio a Segunda Guerra Mundial entre os anos de 1941 à1945.





















Resumo

Ao longo do século XIX, vários países europeus, sofriam muitos duros ataques.
Trabalhadores, representantes das classes medias militares, entre outros, por alguma razão estavam todoscontrario a existência de frágeis governos parlamentares.
O fascismo defendia o nacionalismo mais exacerbado, precisando conquistar colônias pela necessidade de um “espaço vital” para Nação.
A Itália estava aliada da Alemanha e do Império Austro-húngaro, mas só entrou na guerra em 1915, ao lado dos ingleses e franceses. Pois os ingleses prometeram devolver o território chamado de ItáliaIrredenta, que tinha sido tomada pelos austro-húngaros.
No ano de 1919, varias empresas, foram tomadas por funcionários, varias greves começaram a ser feitas, criando assim sovietes operários. O fascismo cresceu muito rápido, porque os grandes latifundiários, grandes empresários e muitos setores da classe média italiana, eram considerados os únicos capazes de “garantir a ordem”.
Em 1925, BenitoMussolini, ampliou seus poderes e tornou-se chefe do governo italiano. Sendo líder dos “camisa-negras”, que passou a se chamar Milícia Voluntaria para a Segurança Nacional (MVSN).
Na Alemanha Também se difundiu o fascismo, logo após o término da Primeira Guerra Mundial. No ano de 1923, os alemães puderam conhecer uma hiperinflação, que os números, surpreendem ate hoje.
Com A ascensão do Nazismo ovanguardismo ficou inviabilizado e a maioria dos artistas acabou emigrando para os Estados Unidos.
Em 1919 Criaram um partido chamado de Partido Dos Trabalhadores Alemães, que em poucos tempos Adolf Hitler se tornou líder. Mudaram então o nome do partido para Partido Nacional- Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP), mais conhecido por Partido Nazista.
Os Nazistas tentaram dar um golpe, quefracassou, levando Hitler para a prisão. Com a saída de Hitler da prisão em 1929, o Partido Nazista tornou-se o mais forte em poucos tempos.
Sobre as ordens de Hitler as SS (Tropas de Elite), organizaram na noite de 29 de junho de 1934, a matança de centenas de lideranças “de esquerda”, que ficou conhecido como a noite dos longos punhais.
Os campos de concentrações eram reservados para seusopositores reais ou imaginários, judeus, ciganos e homossexuais. A perseguição de judeus levou nos finais do regime nazista o Holocausto que contou com cerca de 6 milhões de judeus assassinados.

A Segunda Guerra Mundial teve início em setembro de 1939, mas só foi considerada mundial no ano de 1941.
Em 1936 foi assinado o Pacto Anti-Komintern por Alemanha, Itália e Japão. Esse pacto destinava-se acombater o comunismo internacional. Com o pacto assinado entre alemães e soviéticos, os nazistas se sentiram livres para atacar a Polônia, e reconquistar o território que fora tomado dos alemães ao final da 1ª Guerra Mundial.
Os japoneses queriam dominar toda a Ásia, para ser denominada A Grande Ásia Oriental. Esta guerra foi chamada de Guerra Asiática que ocorreu de 1937-1941.
Na Europa, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A crise de 1929, fascismo, nazismo e a segunda guerra mundial
  • Segunda guerra mundial
  • Segunda guerra mundial
  • Segunda guerra mundial
  • Segunda guerra mundial
  • Segunda Guerra Mundial
  • Segunda Guerra Mundial
  • Segunda guerra mundial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!