FASCISMO E NAZISMO

Páginas: 10 (2399 palavras) Publicado: 16 de setembro de 2015
 E. E. B. TONEZA CASCAES
TRABALHO DE HISTORIA
PROFESSORA: CRISTIANE MACCARI












FASCISMO E NAZISMO







ROBSON ALBERTON MENEGASSO



ORLEANS, 09/04/2015

Introdução
Meu trabalho baseia-se nos regimes Fascista e Nazista mostrando as características e ideologias por trás do governo. Falando claramente sobre seus lideres Benito Mussolini e Adolf Hitler, suas ambições em dominar oEstado.
As duas formas de governo influenciadas pela crise pós-guerra que derrubou toda a Europa de uma forma avassaladora, com alguns golpes, utilizando poder e força assumiram o controle de seus países com promessas de mudanças. Fazendo dos seus governos um regime ditatorial.























O Fascismo
Fascismo é um regime de politica autoritarista com características simples como: ototalitarismo, o nacionalismo, o idealismo e o militarismo. Surgiu na Europa no período entre a I Guerra Mundial e a II Guerra Mundial, implantado por Mussolini na Itália. . No entanto, quando o fascismo é estabelecido, ele deixou ilesa a ordem social estabelecida, mas forçando normas disciplinares. Visando abafar cada vez mais a oposição foi baixada uma série de leis de exceção que impunham acensura à imprensa e a dissolução de partidos de oposição
O fascismo é diferenciado das ditaduras militares porque o seu poder está fundamentado em organizações de massas e tem uma autoridade única. O fascismo baseia suas ideias e formas no conservadorismo extremo. Os seus membros são na sua grande maioria de classe operária e da pequena burguesia rural e urbana, dos ameaçados pelos fortesinterventores do grande capital e do sindicalismo comunista. O fenômeno fascista estendeu-se para outros países europeus como Espanha, Portugal, entre outros.
Características e ideologias fascistas
Partido de extremo caráter conservador, o fascismo tinha como características o totalitarismo que era o poder total na mão de um líder. Este líder podia tomar qualquer decisão ao decretar leis sem terque consultar políticos e representantes.
Nacionalismo fascista era uma espécie de autovalorização onde exaltavam sua cultura e tradição, na ideia de que só o que é do país tem valor. Assim considerando qualquer outro tipo de cultura inferior a sua.
Militarismo geravam grandes investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. O fortalecimento de sua força armada para ganharpoder entre nações, cujo visavam o objetivo de expandir seu território.
Censura era uma forma de cobrir qualquer critica ao seu estilo de governo. Nenhuma noticia ou ideia de contrariedade ao governo poderia ser divulgada em revistas, jornais, rádios ou cinemas. Aqueles que se ariscavam a criticar eram presos e condenados à morte.
Propaganda era a forte ferramenta de promoção dofascismo, o uso dos meios de comunicação era constantes para transições de discursos e também desfiles para mostrar o poder do governo.
Força física era um meio de preparar jovens, treinados para serem soldados fortes e saudáveis. O objetivo fascista era preparar estes jovens em visão a uma possível guerra.
Antissocialismo era uma característica clara do fascismo, defendiam o capitalismo aponto que receberam apoio politico e financeiro de bancários, ricos comerciantes e indústrias.
O culto ao chefe era marcante, tornado um Deus, é infalível, tendo sua palavra uma força de lei. Com tudo o fascismo rejeitava um sistema multipartidário, pregava a formação de um homem viril e a mulher em segundo plano como suas obrigações cozinhar e cuidar dos filhos. O elitismo presente nessa formade governo onde só seria aceito pessoas com características comuns como a cor, o físico, o estilo, as vestimentas e religião. Decretando o fim do individualismo, onde direitos humanos deixariam de ser respeitados, pois o Estado influenciaria sobre o individuo.
Organização e líder fascista
Em 1926, o Estado italiano era fascista, com todo o poder concentrado no chefe do governo e do Partido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fascismo e Nazismo
  • Fascismo nazismo
  • Nazismo e Fascismo
  • Fascismo e Nazismo
  • Fascismo e nazismo
  • Fascismo e nazismo
  • Fascismo nazismo
  • Fascismo E Nazismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!