farrr

300 palavras 2 páginas
(Atividade em grupo) Por causa da atual crise na União Europeia, empresas desse bloco econômico investiram cerca de US$ 23,4 bilhões no Brasil de janeiro a julho de 2011.
Esse valor representa,praticamente, 3 vezes o valor investido no mesmo período anterior (2010). A que você atribui esse fluxo de investimento estrangeiro direto focando o nosso país? Qual é a influência direta desse“Tsunami” de divisas internacionais no país? Justifique sua resposta.

Um dos fatores para o fluxo de investimento estrangeiro é que o Brasil está com a expansão brasileira acima da média mundial,superando o crescimento sustentável da economia. O Brasil está se preparando para liderar o crescimento mundial, juntamente com outros grandes países emergentes, como a China e a Índia. Os mercadosemergentes em 2009 tiveram desempenho positivo, pois para minimizar os efeitos da crise tiveram fortes intervenções governamentais. O crescimento econômico dos países desenvolvidos permaneceu contido em2010. Com isso, as economias emergentes deverão continuar à frente do crescimento da economia mundial nos próximos anos.
De acordo com a pesquisa feita no site da fazenda (www.fazenda.gov.br) oBrasil apresenta solidez fiscal, apresentando um dos menores déficits nominais em 2010.
Outro fator foi a desvalorização do dólar dos EUA em relação às demais moedas em 2009 e 2010. No Brasil, o fortecrescimento econômico, a relação risco-retorno dos ativos baseados em real e as perspectivas de crescimento futuro fomentam a entrada de capitais estrangeiros no País e a valorização do Real. Aparticipação da moeda brasileira nas transações em mercados futuros e opções ampliaram-se em 2010, estando nas primeiras posições quanto ao número de transações no mercado global de derivativos, segundo oBanco de Compensações Internacionais - BIS. A taxa de inflação no Brasil também apresenta uma das menores volatilidades em comparação à de outros países.
A influência direta desse “Tsunami” é o

Relacionados

  • Tetraciclina - Formas farmacêuticas sólidas
    37240 palavras | 149 páginas