Farmacologia

Páginas: 16 (3871 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO

Os distúrbios do movimento in­duzidos por drogas (DMID) representam uma enorme variedade de sintomas mo­tores involuntários, que incluem parkinsonismo, coreia, discinesia tardia, distonia, acatisia, tremor e mioclonias. Esses sintomas interferem no rela­cionamento social, performance de ativi­dades motoras e atividades da vida diária, podendo ocasionar grande prejuízo fun­cional.São distúrbios do movimento induzido por fármacos, geralmente como um efeito colateral. São causados, principalmente, por drogas que interferem na neurotransmissão da dopamina e podem se manifestar como um fenômeno agudo (primeira semana de exposição à droga), subagudo (primeiros 3 meses após exposição à droga) ou crônico (após 3 meses de exposição à droga). Uma história medicamentosa minuciosa esuspensão clí­nica são de fundamental importância para o seu reconhecimento, possibilitando um diagnóstico precoce e manejo adequado de cada caso. O objetivo deste trabalho é mostrar os diferentes tipos de DMID e suas causas.













1. DISCINESIA
A Discinesia Cardíaca caracterizada por movimentos involuntários de algum dos grupos musculares pode ser causada por neurolépticos,antieméticos e antidepressivos tricíclicos. É uma alteração dos movimentos voluntários, incluindo certos tipos de movimentos involuntários anômalos produzidos especialmente pelo consumo de alguns fármacos. As Discinesias são conhecidas mais como efeitos secundários dos neurolépticos, nesse caso são chamadas de discinesias tardias, aparecendo após o uso crônico de antipsicóticos (geralmente após 2anos). Os fatores relacionados ao aparecimento da discinesia são geralmente baseados em maior quantidade de uso de neurolépticos de alta potência, história de alcoolismo e níveis de movimentos anormais mais elevados antes de iniciar o tratamento com neurolépticos.
1.2 Antidepressivos tricíclicos: O mecanismo de ação dos antidepressivos tricíclicos consiste no bloqueio da recaptação de norepinefrinae bloqueio parcial da captação e inativação da serotonina, este efeito dos tricíclicos é imediato e continua indefinidamente O mecanismo de ação comum aos antidepressivos tricíclicos em nível pré-sináptico é o bloqueio de recaptura de monoaminas, principalmente norepinefrina e serotonina, em menor proporção dopamina. Aminas terciárias inibem preferencialmente a recaptura de serotonina esecundárias a de norepinefrina. Atualmente se considera não haver diferenças significativas quanto à seletividade do bloqueio de recaptura pré-sináptico. A atividade pós-sináptica varia de acordo com o sistema neurotransmissor envolvido e geralmente é responsável pelos efeitos colaterais (distúrbio do movimento). Os Antidepressivos tricíclicos bloqueiam ainda receptores muscarínicos, histaminérgicos de tipo1 e 2 e b-adrenérgicos, serotonérgicos diversos e mais raramente dopaminérgicos.
1.3 Neurolépticos: Apesar dos neurolépticos tradicionais bloquearem ora os receptores adrenérgicos e serotoninérgicos, ora os receptores colinérgicos e histaminérgicos, todos eles têm em comum a ação farmacológica de bloquear os receptores dopaminérgicos. E é em relação a estes últimos que os estudos têmdemonstrado os efeitos clínicos dos neurolépticos. O bloqueio dos outroreceptores, além dos dopaminérgicos, estaria relacionado mais aos efeitos colaterais da droga do que aos terapêuticos.
1.4 Antieméticos: antagonistas muscarínicos (escopolamina): inibem os receptores muscarínicos da musculatura lisa do trato gastrintestinal, inibindo as ondas de contração gástricas que culminam com o vômito. Maisindicados para náusea de movimento.
2. PARKINSONISMO
A característica essencial do parkinsonismo é a presença de sinais ou sintomas parkinsonianos, isto é, tremor, rigidez muscular ou acinesia, que se desenvolvem em associação com o uso de medicamentos neurolépticos. Esses sintomas em geral se desenvolvem algumas semanas após o começo ou aumento na dose de um medicamento neuroléptico ou após a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • farmacologia
  • FARMACOLOGIA
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!