Farmacologia

Páginas: 3 (506 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
4- RESULTADOS


























5- DISCURÇÃO
É importante avaliar a toxicidade para assim podermos determinar o potencial de novas substâncias e produtos quecausam danos à saúde humana. Os testes que avaliam a toxicidade sistêmica aguda são utilizados para classificar e apropriadamente rotulares substancias de acordo com o seu potencial de letalidade outoxicidade como estabelecido pela legislação. Outros parâmetros são investigados em estudos de toxicidade aguda sistêmica para identificar o potencial tóxico em órgãos específicos, identificar atoxicocinética e a relação-dose resposta. (VALADARES, 2006).
A DE50 é a dose do fármaco necessária para produzir um efeito especificado em 50% da população. (BRUNTON, 2007) A DL50 ou dose letal média deuma substância expressa o grau de toxicidade aguda de substâncias químicas. Correspondem às doses que provavelmente matam 50% dos animais de um lote utilizados para experiência. São valores calculadosestatisticamente a partir de dados obtidos experimentalmente.(SECRETARIA DE SAÚDE)
Índice terapêutico – está relacionado com a dose da droga necessária para produzir um efeito desejado com a queproduz um efeito indesejado. (GILMAN, 2007) Quando o índice terapêutico (IT) apresenta valor superior a 10, isso indica razoável segurança ao fármaco, devido a elevada seletividade e especificidade(respostas decorrentes de um único mecanismo de ação, conferindo menor oportunidade para a ocorrência de efeitos adversos. (FERREIRA, 2006).
Para avaliar completamente a segurança de uma droga emanimais, devem-se efetuar testes de toxicidade aguda, subaguda e crônica em várias espécies diferentes e por várias vias diferentes de administração. (WANNMACHER, 2007).
A droga utilizada (Tionembutal)apresentou um baixo índice terapêutico (CÁLCULO 01 e 02), já que em concentrações absolutas valores abaixo de 10 são considerados ruins, portanto apresenta uma margem de segurança restrita para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • farmacologia
  • FARMACOLOGIA
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia
  • Farmacologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!