farmacogosia

874 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Na aula pratica de Sistemática vegetal identificamos os componentes do amido, boldo e da planta comigo ninguém pode.
O amido é um polímero de condensação de glicose formado nas plantas durante a fotossíntese. Basicamente é constituído por uma mistura de dois polissacarídeos- a amilase e amilapectina. O amido corresponde á principal substancia de reservas dos vegetais, sendo de importância relevante na alimentação do homem e animal.
O Peumus boldus Molina conhecido como boldo colagoga. A folha de boldo é estomáquica e digestiva, sendo útil em casos de dispepsias. As formulações de boldo ativam a secreção salivar e gástrica.
O Dieffenbachia picta é uma planta herbácea, da família das Araceae, conhecida popularmente como comigo-ninguém-pode. Possui propriedades tóxicas devido a grande quantidade de rafídeos. Provida de caule não ramificado, com regiões de nós e entrenós bem demarcados, medindo geralmente até 2 metros de altura. Normalmente é uma planta muito apreciada como ornamental de interiores. A ingestão de qualquer parte da planta causa irritação na mucosa da boca e da faringe.

OBJETIVO

Identificar microscopicamente propriedades internas das folhas a partir de um corte histológico na parte dorsal do vegetal e também as propriedades do amido.

MATERIAIS E MÉTODOS

Utilizamos os seguintes materiais do laboratório de farmacognosia para identificação e observação no boldo, amido e da planta comigo-ninguém-pode.
• Lâmina microscópica
• Lamínula
• Lâmina cortante
• Vidrarias (erlenmeyer – com água para manter a folha a fresca, e vidro relógio para dissolução do amido)
• Espátula
• Conta-gotas
Na prática utilizamos a lâmina cortante para fazer um corte na porção dorsal da folha, em seguida colocamos essa pequena parte cortada da folha, sobre a lâmina microscópica e pingamos com o auxilio do conta-gotas, uma gota de água para facilitar a visualização e então, cobrimos com a lamínula.
Para observação

Relacionados

  • Guaçatonga
    9904 palavras | 40 páginas