Farmacobotânica romã

Páginas: 4 (878 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
TRABALHO DE FARMACOBOTÂNICA

Aluna: Luciana

Campo Grande – MS
2010

DESCRIÇÃO DA PLANTA

Análise macroscópica

A Punica granatum L. conhecida como romã, é uma Angiospermae da famíliaLythraceae (antiga Punicaceae) que possui as seguintes características:
Arbusto grande de 3-4 metros de altura, com tronco curto, casca fina e descamante. Folhas simples, opostas ou opostas cruzadas,oblongas ou lanceoladas, glabras, coriáceas, peninérveas, verde-claras e lustrosas, de 3-7 cm de comprimento, com pecíolo curto (LORENZI, 2003). Inflorescência cimosa. Flores solitárias ou em pequenosgrupos, andróginas (ou hermafroditas), heteroclamídeas diclamídeas, constituídas de corola vermelho-alaranjada e um cálice esverdeado, duro e coriáceo, com 5-8 lobos, pétalas onduladas e carnosas de corvermelho-alaranjada, formadas na primavera, membranáceas, amarrotadas no botão floral. Androceu constituído por muitos estames (polistêmone), com anteras rimosas e gineceu constituído de carpelos quese dispõem em duas séries superpostas, formando dois verticilos distintos, um superior, com 5-7 carpelos e um inferior, tricarpelar. Ausência de estaminódios. Possui ovário ínfero, estilete terminale muitos óvulos em cada lóculo do ovário (BARROSO, 1991).
Os frutos são bagas subglobosas grandes, lisos, de cor marrom-amarelada a vermelho-púrpura, com cálice persistente contendo muitas sementes(polispérmicos) envolvidas por um arilo róseo, cheio de um líquido adocicado e comestível. Essa baga tem pericarpo coriáceo e é dividida em câmaras pelas paredes finas dos carpelos. Secos, simples,indeiscentes (JOLY, 1991).

DESENHO ESQUEMÁTICO

Punica granatum L.

IDENTIFICAÇÃO EM NÍVEL DE FAMÍLIA COM OS PASSOS USADOS NA CHAVE-DE-IDENTIFICAÇÃO

GUIA PARA AS CHAVES

1. Floresmonoclamídeas ou diclamídeas................................................................ 2
2. Flores diclamídeas (aqui estão consideradas aquelas flores que possuem mais de um verticilo de proteção,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacobotânica
  • farmacobotanica
  • farmacobotanica
  • Farmacobotanica
  • farmacobotanica
  • Farmacobotanica
  • Farmacobotanica
  • Farmacobotanica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!