Farmacia2

281 palavras 2 páginas
O setor farmacêutico, em Portugal, devido as Leis, sempre tiveram avancos significativos como a pratica rigorosa da atenção farmacêutica, avanço para atenção primaria e outros serviços, com isso a farmácia Portuguesa virou referencia na área de saude em outros países. Porem, o governo Portugues implantou mudanças profundas no setor, promovendo uma desregulamentação na área. Entre as mudanças estão que medicamentos, isentos de receita medica, podem ser dispensados fora da farmácia, estabelecimentos, estes, que não pertencera mais, exclusivamente ao farmacêutico.
Os profissionais da área farmacêutica, dos países que tenha a farmácia Portuguesa como referencia , estão se questionando o rumo do setor aqui no Brasil .Diante de vários questionamentos , Suzete Maria Pereira Costa Duarte, cordenadora da Associação Nacional de Farmacia de Portugal, a mesma que negociou com o primeiro ministro a favor da classe, esteve aqui no Brasil, em 2006, em um seminário da area, a convite do Coselho Federal de Farmacia para contar a experiência que estão vivendo, no setor, em Portugal.
Em uma de suas afirmações , alegou que as farmácias não recebem subsídios do Estado, e mesmo assim vivem bem, pois e um setor solido que cresceu muito e que consequentemente gera a cobica. E que a forma que tem sido passado a mensagem de mudança no setor, que vao acabar com os privilégios das farmácias e de um grupo profissional, os farmacêuticos, faz com que a sociedade seja receptiva a mudança.
Ao ser indagada, quanto uma mudança do modelo de farmácia comunitária vigente, no Brasil, Suzete afirmou que aqui, o pais e grande e que não e possível implantar mudança , sem buscar parceiros regionais e que a forma correta seria essa de buscar um modelo comum partilhado pelos parceiros.

Relacionados

  • farmacia2
    727 palavras | 3 páginas
  • esse
    2402 palavras | 10 páginas