Farmaceutico

Páginas: 19 (4743 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Suplementação alimentar e o aumento da ação antioxidante
SUPLEMENTAÇÃO

O estresse oxidativo promovido durante exercícios físicos é determinado tanto pela síntese de ERO, quanto pela capacidade de defesa antioxidante. Estudos têm apontado que o sistema de defesa antioxidante pode ser influenciado por nutrientes específicos (FINLEY et al., 2011; GUTTERIDGE; HALLIWELL, 2010; NIEMAN et al.,2010). Alguns destes nutrientes, bem como seus efeitos sobre o estresse oxidativo induzido pelo exercício físico são abordados no presente estudo.

VITAMINA E

A vitamina E é um dos antioxidantes mais abundantes na natureza, sendo a forma a-tocoferol a mais conhecida, eficaz e com maior atividade antioxidante (JU et al., 2010). Atuando sobre a membrana da célula, a vitamina E protege contra a PL,reagindo diretamente com radicais de O2, tais como o oxigênio singlete (1ΔO2) e o ânion radical superóxido (O2·-), fato que origina radicais inócuos de tocoferol.

Além disso, a vitamina E tem a capacidade de regular a expressão gênica de proteínas que regulam o estado redox celular e, consequentemente, o estresse oxidativo (POWERS; JACKSON, 2008). Nesse sentido, estudos têm avaliado o efeito dasuplementação com α-tocoferol na PL, induzida por exercícios físicos.

Sacheck et al. (2003) verificaram que a suplementação com a-tocoferol (1000 UI/dia), durante 12 semanas, mostrou-se eficiente em reduzir por até 24 horas a concentração plasmática de malondialdeído (MDA) em homens jovens, submetidos a exercício de corrida, a 75% do máximo volume de consumo de oxigênio (VO2 máx).

Osefeitos da suplementação com vitamina E sobre a proteção da membrana nuclear e DNA também tem sido investigados. Hamid et al. (2011) observaram em camundongos submetidos a 8 semanas de exercício que doses diárias de vitamina E (30 mg/kg) reduziram a quantidade de lesões ao DNA. Já Silva et al. (2010), ao suplementarem indivíduos com 800 UI/dia de vitamina E por diversos dias antes e após um protocolo deexercícios excêntricos verificaram menores índices indicativos de estresse oxidativo muscular, fato que atenuou a quantidade de lesões neste tecido e processo inflamatório. Apesar disso, outros trabalhos contestam os efeitos antioxidantes da suplementação com vitamina E, em indivíduos ou modelos experimentais envolvidos com exercícios físicos, uma vez que não observaram menor estresse oxidativodecorrente da suplementação com α-tocoferol (BAILEY et al., 2011; MCANULTY et al., 2008). Em alguns estudos foram até verificados efeitos pró-oxidantes decorrentes desta intervenção nutricional (THOMAS; STOCKER, 2000).

Em seres vivos de predominância aeróbia, os antioxidantes não têm sua ação
isolada na neutralização de ERO. Desta forma, a ação antioxidante promovida pelo
α-tocoferol necessitade outros antioxidantes, como por exemplo, o ácido ascórbico
ou a glutationa (GSH). Ao neutralizar um radical livre ou ERO, o α-tocoferol
temporariamente se torna uma espécie reativa conhecida como radical α-tocoferol.
Assim, na ausência ou menor ação de outro antioxidante, como o ácido ascórbico,
o qual é capaz de reduzir este radical, o radical α-tocoferol adquire efeito pró-
-oxidativo(LEVINE; PADAYATTY; ESPEY, 2011). Ainda que este mecanismo esteja
esclarecido, alguns estudos, ao suplementarem vitamina E concomitantemente a
outras vitaminas e minerais em quantidades conhecidas, não observam nenhum
benefício, principalmente antioxidante (BAILEY et al., 2011). É provável que fatores
como nível atlético da amostra, intensidade e duração do exercício ou protocolo
utilizado, bemcomo o controle de carências nutricionais, influenciem os resultados
controversos em pesquisas.

ÁCIDO ASCÓRBICO

A vitamina C ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel que possui funções antioxidantes, principalmente em fluidos extracelulares, embora a mesma também tenha papel essencial no citosol de células. Em tecidos onde a síntese de ERO é mais elevada, a concentração de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacêutico
  • Farmacêutico
  • Farmacêutico
  • Farmaceutico
  • Farmacêutico
  • Farmacêutico
  • Farmacêutico
  • farmaceutico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!