farmaceutico

Páginas: 4 (904 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
TRABALHO DE COMPLEMENTAÇÃO:
Analisar o material teórico solicitado e elaborar um texto relacionando estes com os conceitos abrigados pela biossegurança de modo a evidenciar como podem ter ocorridoas falhas, ou seja o que não foi observado/respeitado em termos de biossegurança e como estas devem ser corrigidas. Ainda, argumentar a relevância do gerenciamento de resíduos para a garantia debiossegurança no estabelecimento farmácia de manipulação.


Tendo em vista o conceito da Biossegurança de “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar,reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o ambiente”, torna-se de fundamental importância o rígido controle dos insumos farmacêuticosutilizados no preparo de medicamentos. E, se considerarmos os inúmeros esforços que o setor magistral vem fazendo para a qualidade máxima de seus produtos, é imprescindível e fundamental que asfarmácias estabeleçam uma rotina de monitorização microbiológica, como parte de seu sistema de Garantia da Qualidade.
O texto “A importância da avaliação da qualidade microbiológica de matérias-primasutilizadas em farmácias magistrais” além de enfatizar os riscos que medicamentos com matérias-primas contaminadas oferecem, traz um parâmetro a ser seguido no controle de qualidade microbiológico dos insumosfarmacêuticos. A tabela de ORTH (1993), é prática e demonstra com clareza as matérias-primas que mais apresentam problemas com contaminação microbiológica na farmácia magistral, necessitando paratanto da nossa atenção especial.
No artigo “Gerenciamento de resíduos de uma farmácia magistral situada em Vila Velha, ES. Um estudo de caso,” verifica-se a existência de algumas falhas no PGRSS, sendoa principal delas a falta de informações dos colaboradores para se evitar as não-conformidades:

“Os grandes geradores de resíduos possuem maior consciência a respeito do planejamento adequado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmaceutico
  • Farmacêutico
  • Farmacêutico
  • Farmacêutico
  • Farmaceutico
  • Farmacêutico
  • Farmacêutico
  • Farmacêutico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!