Farmabio 2014

707 palavras 3 páginas
HISTOLOGIA VEGETAL
(Estudo dos Tecidos Vegetais)
PROF. MAGRÃO

DESENVOLVIMENTO
VEGETAL

GERMINAÇÃO EPÍGEA
Típica de dicotiledôneas

DESENVOLVIMENTO
VEGETAL

GERMINAÇÃO HIPÓGEA
Típica de monocotiledôneas

• Tecidos são os grupos de células de mesma origem embrionária e que realizam funções determinadas no corpo vegetal. Nas plantas, a distinção anatômica dos tecidos é menor que nos animais. A especialização é menos nítida e são poucos os tecidos que apresentam uma estrutura bem característica. Na maioria das vezes o mesmo tecido exerce várias funções.

Classificação dos Tecidos
Vegetais
• 1 - Tecidos Embrionários (meristemas)
Suas células são consideradas totipotentes, isto é, elas são totalmente capazes de se desenvolverem em qualquer tipo de célula que ocorra no ciclo de vida das plantas. Uma característica do crescimento através dos meristemas, é que ele é indefinido, quer dizer que a planta tende a não ter um tamanho fixo. Em sendo as condições favoráveis, a planta pode continuar a crescer indefinidamente. Classificação dos Tecidos
Vegetais
Sua classificação está baseada na seqüência de formação dos tecidos: os meristemas dos ápices de caule e raiz que estavam presentes originalmente dentro da semente, no embrião, são os meristemas primários ou apicais, os tecidos produzidos por estes meristemas são os tecidos primários.
Quaisquer meristemas originados a partir desses tecidos primários são os meristemas secundários ou laterais, e estes produzem os tecidos secundários.

Classificação dos Tecidos
Vegetais
• 2 - Tecidos Permanentes ou Adultos
• Originados dos meristemas já são diferenciados e desempenham funções específicas no vegetal. As células dos meristemas se diferenciam, transformando-se em células de tecidos permanentes ou adultos, que ficam fazendo parte do corpo do vegetal. São classificados de acordo com as funções que passam a desempenhar:
• -Preenchimento ou Parênquimas

Relacionados