Farmácia

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 6 de julho de 2013
RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA



Introdução

Reconhecimento de funções orgânicas

A partir da caracterização de alguns grupos funcionais é possível identificar a natureza orgânica de um composto.
Dentre as funções orgânicas é mais comum, os hidrocarbonetos saturados, insaturados e aromáticos, alcanos, alquenos, alquinos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e fenóis, sendoque, cada uma dessas classes de compostos apresentam reações químicas específicas.
Foram realizados a diferenciação de hidrocarbonetos saturados e insaturados, caracterização de ácidos carboxílicos, de fenóis e cetona.

Destilação Simples

Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através deum aparelho chamado condensador.
Equipamentos utilizados na destilação simples:

- bico de Bunsen: aparelho que realiza o aquecimento;

- balão de destilação: onde a mistura é aquecida;

- condensador: os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura nãose evapora, pois não é volátil, sendo assim permanece no balão de destilação;

frasco coletor: é onde se recolhe o líquido.

Destilação Fracionada

Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com oponto de ebulição maior.

Destilação por Arraste de Vapor

A destilação por arraste de vapor é uma destilação de misturas imiscíveis de compostos orgânicos e água. Misturas imiscíveis não se comportam como soluções. Os componentes de uma mistura imiscível "fervem" a temperaturas menores do que os pontos de ebulição dos componentes individuais. Enquanto ambos componentes da mistura estiveremdestilando junto, o ponto de ebulição ficará constante. Portanto, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulição e água pode ser
destilada à temperatura constante e menor que 100°C, que é o ponto de ebulição da água.
O princípio da Destilação por Arraste de Vapor baseia-se no fato de que a pressão total de vapor
de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual à soma da pressão de vapordos componentes puros
individuais.

Recristalização

Processo de purificação quando se dissolve uma substância sólida num solvente, a quente, e depois, por resfriamento, obtém-se novamente o estado cristalino.
Nosso objetivo foi de recristalizar uma amostra de ácido salicílico, utilizando-se o solvente adequado.

Cromatografia

É uma técnica quantitativa, tem por finalidade geral duasutilizações, a de identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas. Usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa.
Para o processo de separação de misturas, a mistura passa por duas fases sendo uma estacionaria (fixa, sendo um material poroso como um filtro) e outra móvel ( como um liquido ou um gás, que ajuda na separação da mistura), sendo que os constituintesdessa misturas interagem com as fases através de forças intermoleculares e iônicas, fazendo a separação. A mistura pode ser separada em varias partes distinta ou ainda ser purificada eliminando-se as substancia indesejáveis.

Para a identificação usa-se a comparação dos resultados da análise com outros resultados previamente conhecidos, como por exemplo, usa-se tabela de gráficos conhecidos eatravés desta compara-se os resultados obtidos que também são em gráficos achando-se os que mais se assemelham assim descobrindo quais as substancias que pertence a mistura.













Resultados e discussões

Com a destilação simples obtivemos o óleo da canela, em seguida, fizemos o reconhecimento de funções orgânicas com o óleo obtido e chegamos aos seguintes resultados:
Teste...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacia
  • Farmacia
  • farmacia
  • Farmacia
  • Farmácia
  • Farmacia
  • Farmacia
  • Farmacia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!