Farmácia

Páginas: 6 (1314 palavras) Publicado: 1 de maio de 2012
UNIFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

FARMÁCIA



















EXPRESSÃO GÊNICA







ANA LUIZA LIMA

BIANCA GOMES

DOUGLAS MARTINELLY ALVES FREITAS















Alfenas/MG

Novembro de 2011

ANA LUIZA LIMA

BIANCA GOMES

DOUGLAS MARTINELLY ALVES FREITAS

















EXPRESSÃO GÊNICATrabalho apresentado ao Segundo Período do curso de Farmácia da UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas como requisito de avaliação da disciplina Genética, ministrada pela Professora Marinês.























Alfenas/MG

Novembro de 2011

01 – INTRODUÇÃO





As características de um indivíduo são determinadas pela interação do seu genótipo comas condições do ambiente. É possível calcular as probabilidades de transmissão de uma característica pelo genótipo, de uma geração a outra, conhecendo-se o padrão de herança genética: se determinadas por um ou mais pares de alelos, se há ausência ou presença de dominância entre os alelos, se os genes estão ligados ou não.

Surgem então as perguntas: como o material genético, constituído deDNA, determina as características? O que significa dizer que o fenótipo é determinado pelo genótipo e pelo ambiente?

Dessa forma, o estudo do controle da expressão gênica em células eucarióticas fornece os principais subsídios para se compreender os passos que levam ao desenvolvimento de um organismo inteiro. As descobertas nessa área têm sido obtidas através de métodos de genética moleculare de genética clássica.

A fundamental meta é entender os segredos que conduzem um ovo fertilizado a um complexo organismo multicelular, com diferentes tipos celulares especializados, de forma ordenada. Com o sucesso do projeto Genoma Humano alcançamos um grande estímulo para os estudos que visam utilizar a transferência de genes com diferentes fins.

Ao seqüenciar o genoma de umorganismo, encontra-se os genes que codificam as proteínas sem que exista evidência estrutural de interação entre os produtos codificados. Nestes casos, outras abordagens precisam ser usadas para gerar informação sobre a função do gene. Determinar em quais tecidos um gene está ativo, ou quais circunstâncias causam o aparecimento da proteína produzida por este gene, pode ser uma informação muitoimportante.

Dessa maneira, este trabalho consta de uma breve síntese sobre os aspectos da expressão gênica.















EXPRESSÃO GÊNICA





O termo expressão gênica refere-se ao processo em que a informação codificada por um determinado gene é decodificada em uma proteína. Teoricamente, a regulação em qualquer uma das etapas desse processo pode levar a umaexpressão gênica diferencial.



A síntese de proteínas



As características hereditárias, transmitidas de pais para filhos, são resultado de interação entre as moléculas que formam o organismo. Entre essas moléculas, temos de destacar a importância das proteínas. Apesar de todas as proteínas serem constituídas por aminoácidos, existe enorme diversidade de formas e funções e, assim, asproteínas estão envolvidas em praticamente todas as atividades de uma célula e de todo o corpo.

Como exemplos temos: a coagulação sanguínea, deficiente nos indivíduos hemofílicos, depende de um conjunto de proteínas, além da presença de vitamina K e íons cálcio. A “falha” na produção de uma dessas proteínas pode comprometer a formação de coágulos.

A cor da pele, determinada por herançaquantitativa, depende da produção de uma proteína chamada melanina, sintetizada por células da pele. Quanto maior a quantidade de melanina, mais escuro será o tom da pele, do cabelo ou da íris.

O DNA comanda a síntese de proteínas nas células e é assim, portanto, que atua na determinação de características de um indivíduo.

Devemos lembrar que a molécula de DNA é formada por uma seqüência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmacia
  • Farmacia
  • farmacia
  • Farmacia
  • Farmácia
  • Farmacia
  • Farmacia
  • Farmacia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!