Farmácia de manipulação

Páginas: 5 (1143 palavras) Publicado: 10 de abril de 2013
ESCOLA TÉCNICA PARQUE SANTO ANTONIO

BEATRIZ
ESTER
INGRID
MAYARA

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

SÃO PAULO
2013
ESCOLA TÉCNICA PARQUE SANTO ANTONIO

BEATRIZ
ESTER
INGRID
MAYARA

FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

SÃO PAULO
2013

Sumário

1.INTRODUÇÃO4
2.FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO5
2.1 DEFINIÇÃO5
2.2 MANIPULAÇÃO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS5
2.3INFRAESTRUTURA52.4 EMPREENDEDORISMO8
2.5 PÚBLICO ALVO8
3.CONCLUSÃO10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11

1. INTRODUÇÃO
A farmácia é um estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo-o de dispensação e de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.Para a abertura de uma farmácia com manipulação os requisitos mínimos exigidos compreendem em ter no mínimo 36 m², sendo destinado 12 m² para o laboratório que deverão ter paredes revestidas com azulejos, ou outro material impermeabilizante até o teto. Deve-se considerar, quando
houver, as legislações estaduais e municipais do local em que se pretende construir a farmácia, devendo ser obedecidaa que for mais restritiva.
De forma geral, nacionalmente, devem-se seguir as Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 67, de 08 de outubro de 2007, que dispõe sobre
Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, a RDC n° 17, de 16 de abril de 2010, que dispõe sobre Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos, a RDC n° 50, de 21 de fevereiro de2002, que trata do o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde e a RDC nº 307, de 14 de novembro de 2002, que altera a RDC nº 50 de 21 de fevereiro de 2002.
Todo projeto de arquitetura de estabelecimentos de saúde públicos e privados deve ser avaliado e aprovado pela vigilância sanitária local(municipal ou estadual) previamente antes de dar início as suas atividades.
O dimensionamento de uma farmácia de manipulação dever ser avaliado conforme os processos que irão ser realizados nelas. A organização de seus espaços deve ser definida de acordo com as atividades que serão exercidas e o tipo de medicamento que será manipulado.

2. FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

3.1 DEFINIÇÃOEstabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

3.2 MANIPULAÇÃO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS
Manipulação de insumos farmacêuticos é um conjunto de operações farmacotécnicas,com a finalidade de preparar soluções magistrais e oficinais e fracionar especialidades farmacêuticas para uso humano, de acordo com a RDC nº 67 / 2007.

3.3 INFRAESTRUTURA
O projeto de construção da farmácia com manipulação deve levar em conta a localização, construção ou adaptação adequadas as atividades a serem realizadas e deve possuir:
* Sala administrativa, compreendida por umaárea administrativa e uma sala ou área de retenção de documentos;
* Sala de armazenamento (almoxarifado de insumos);
* Controle de qualidade;
* Sala de pesagem de matérias-primas.
* Laboratório de manipulação (sólidos; líquido ou semissólidos) (Obs.: Os laboratórios deverão ser distintos para os sólidos e líquidos);
* Área de dispensação;
* Sanitários para funcionários(masculino e feminino);
* Vestiários (masculino e feminino);
* Antecâmara (AC) ( sala de paramentação);
* Copa;
* Área ou local para lavagem de utensílios e materiais de embalagem; Depósito de material de limpeza (DML).

Figura 1 - Setorização da farmácia de manipulação
FONTE: (BRT, 2012)

Figura 2 - Fluxo de funcionários, clientes e matéria-prima
FONTE: (BRT, 2012)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Farmácia de manipulação
  • Farmacia manipulação
  • Farmácia de Manipulação
  • farmacia de manipulaçao
  • Farmácia de manipulação
  • Farmacia de manipulacao
  • Farmacia de manipulação
  • Farmácia de manipulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!