Faria MHF A Formacao Do Empreendedor

5897 palavras 24 páginas
XII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 07 a 09 de novembro de 2005.

A formação do empreendedor atuante na logística do comércio eletrônico – proposta de técnicas pedagógicas.
Maria Helena Ferreira de Faria (UNIFEI) – mhffaria@yahoo.com.br
Carlos Eduardo Sanches Silva (UNIFEI) – sanches@unifei.edu.br
Renato da Silva Lima (UNIFEI) – rslima@unifei.edu.br

RESUMO
As empresas inseridas dentro do comércio eletrônico têm obtido satisfatórios resultados financeiros nos últimos anos, com crescimento de vendas, faturamento e lucro. Pesquisas apontam que esse mercado deve crescer ainda mais no futuro. A logística é a espinha dorsal do comércio eletrônico e um fator determinante para o sucesso ou fracasso do negócio. Um cenário propício para a presença do empreendedor. Dessa forma, esse artigo propõe a seleção das técnicas pedagógicas mais eficazes para o desenvolvimento das características empreendedoras conhecidas como qualidades-chave do modelo PETRA num processo de educação empreendedora para a formação do profissional de logística atuante no comercio eletrônico. Palavras Chave: Logística; Comércio Eletrônico; Educação Empreendedora.
1. INTRODUÇÃO
A partir do vertiginoso crescimento dos negócios on line – também chamados de comércio eletrônico – boa parte das atenções dos empresários se voltou para esse tipo de segmento que teve um inicio muito promissor. Após uma breve crise, que recolocou os valores das empresas e suas ações num patamar razoável, as empresas “ponto.com” voltaram a ter destaque e, dessa vez, obtendo lucros e crescimentos significativos.
Porém, os custos com entregas são responsáveis por uma significativa parcela dos custos dentro do comércio eletrônico e isso tem um papel significativo na estrutura da empresa virtual e sua estratégia de atuação. As estimativas existentes são de que as entregas porta a porta em área de grande amplitude geográfica (como as realizadas pelas empresas de comércio virtual), custam duas a três vezes mais caro do que as entregas do

Relacionados

  • Redes sem fio no mundo em desenvolvimento
    142579 palavras | 571 páginas