Faquira Reas Protegidas 27102014

3303 palavras 14 páginas
Conceito de áreas protegidas
As áreas protegidas são definidas pela IUCN (União, Natural para a Natureza) como uma superfície de terra ou mar especialmente consagrada à protecção e preservação da diversidade biológica, assim como dos recursos naturais e culturais associados, e gerenciada através de meios legais ou outros meios eficazes, são a base dos esforços da comunidade global para conservar a diversidade biológica.

É um espaço geográfico claramente definido, reconhecido, dedicado e gerido, através de meios legais ou outros igualmente eficientes, com o fim de obter a conservação ao longo do tempo da natureza com os serviços associados ao ecossistema e os valores culturais. (IUCN, 1994). Conforme a Lista de Áreas Protegidas das Nações Unidas, de 2003 (Chape et al. 2003), a extensão da superfície terrestre coberta por áreas protegidas está actualmente em torno de 17,1 milhões de km2 (11,5% da superfície terrestre), enquanto que as reservas marinhas correspondem a 1,7 milhões de km2 adicionais, ou seja, menos de 0,5% dos oceanos do planeta.

Há vários tipos de áreas protegidas, criadas com objectivos completamente diferentes e designadas pelos mais variados nomes (parque nacional, reserva natural, reserva nacional, etc.) em diferentes países. A partir disso, a IUCN desenvolveu um sistema de classificação para áreas protegidas baseado nos objectivos da sua gestão. Esse sistema reconhece que enquanto algumas áreas protegidas (por ex:, aquelas incluídas nas categorias I e II) são protegidas de forma mais rigorosa das actividades humanas de consumo, outras (por ex:, as incluídas nas categorias V e VI) permitem certas formas de intervenção, como o uso sustentável de recursos naturais.

Sistema de Categorias de Areas Protegidas segundo IUNC
Segundo Dudley (2008), com vista a produzir ou fazer sentido e de descrever as diferentes abordagens, a IUCN concordo com uma definição do que é uma área protegidas e o que não é, e depois identificou seis diferentes categorias

Relacionados