Fantástica, a fábrica de chocolate

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 24 de abril de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ALCIONE FRANKLINE OLIVEIRA ALVES E SOUZA

fundamentos da administração

Feira de Santana
2008

alcione frankline oliveira alves e souza

Fantástica, a fábrica de chocolates
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração módulo I-Ada UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Introdução à Contabilidade e Fundamentos da Administração.

Orientador: Luciane de Paula Soutello Koetz

Feira de Santana

2008

FANTÁSTICA, A FÁBRICA DE CHOCOLATES.

Fantástica é uma empresa de alimentos: leite, chocolates, achocolatados, biscoitos e iogurtes são seus principais produtos. A áreade marketing da empresa descobriu que os clientes (atacadistas e varejistas: cadeias de supermercados e lojas de departamentos) estavam muito insatisfeitos com o fornecimento de produtos. Muitas vezes, os pedidos chegavam aos clientes incompletos e com atraso, porque não havia disponibilidade de todos os produtos. Além disso, muitos produtos chegavam danificados, por descuido no transporte e notrabalho de carga e descarga dos caminhões.
Atender ao cliente é um processo que exige complexo arranjo logístico. A Fantástica deve ser capaz, por exemplo, de receber um pedido grande, com inúmeros itens, e entregá-lo, completo e sem danos, dentro de 24 horas, em Salvador, Campinas ou Porto Alegre. Porém, a empresa tinha adotado a prática de entregar o que houvesse no estoque. Assim, os pedidosgrandes, cujos itens não estivessem disponíveis nos depósitos, eram freqüentemente entregues incompletos. O restante ficava pendente, esperando que os itens fossem produzidos e colocados nos depósitos para então ser entregues. Tudo isso aumentava o trabalho e os custos, para a empresa e seus clientes.
O pessoal de logística, responsável pelo atendimento dos pedidos, queria resolver esse problema comprevisões mais precisas de vendas. Disse o gerente de logística para o gerente de marketing:
- Vocês devem informar as vendas por item. Quantos iogurtes, barras de chocolate e pacotes de biscoito de cada tipo, para o mês que vem. Não adianta vocês dizerem o total das vendas.
Respondeu o gerente de marketing:
- previsão detalhada assim é impossível. Há muitas variáveis que interferem. Clima,saúde financeira dos clientes, economia local... tudo afeta as vendas. Por exemplo, basta chover no sul que a renda local melhora e as vendas aumentam. Não há um padrão estável. O país é muito grande, cada local é um local.
- E se a quantidade de itens fosse diminuída? Eu acho um exagero barras de chocolate com tantos pesos diferentes, iogurtes com tantos sabores, todos esses tipos de sorvetescom embalagens diferentes...
- Você está ficando louco! Cada produto tem um nicho próprio de mercado. Se um produto for tirado da linha, isso significa perder o nicho. Vem a concorrência e toma conta. Para mim, a solução é trabalhar com estoques mais elevados e entregas mais freqüentes.
- Com os recursos atuais, a área de logística mal consegue trabalhar. Para trabalhar com estoquesmais altos, vou precisar construir mais depósitos, comprar mais caminhões, contratar mais gente e daí para frente. Além disso, as fábricas vão ter que produzir mais.
A discussão prosseguiu e o gerente financeiro foi envolvido. Disse ele:
- Espero que o pessoal de marketing possa justificar o investimento. A empresa já está no limite da imobilização de capital. Os acionistas não irãoconcordar com mais esse custo se isso não trouxer vantagem competitiva muito evidente para a empresa. Para mim, é um problema de planejamento e coordenação, e não de insuficiência de produção.

1. De qual área da empresa é a principal responsabilidade pela qualidade do serviço ao cliente? Justifique.
Resposta: Do departamento de Logística.
Eles devem trabalhar as partes como um todo, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fantástica: A fábrica de chocolates
  • a fantastica fabrica de chocolate
  • LIvro A fantastica Fabrica de Chocolate
  • Fantástica a Fábrica de Chocolates
  • resumo filme : fantastica fabrica de chocolate
  • Resumo do filme A Fantástica Fábrica de Chocolates
  • resumo do livro a fantástica fabrica de chocolates
  • resenha do filme a fantastica fabrica de chocolate

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!