fanerozoico

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 fanerozoico
Os geólogos se referem a um Éon como a maior subdivisão de tempo na escala de tempo geológico. 




A Era Cenozóica  se iniciou há 65 milhões de anos e se estendeaté os dias atuais.
Dividida em dois Períodos distintos, o Período Terciário e o Período Quaternário, a sua principal característica é o surgimento de novas espécies depois do grandecataclismo (meteoro) que se abateu sobre a terra no final da Era Mesozóica e que teria sido o responsável pela extinção dos dinossauros que até então predominavam sobre a terra.


A EraMesozóica  (meso=meio e zóico=vida) é marcada pelo surgimento dos dinossauros  e compreende o período entre aproximadamente 250 a 65 milhões de anos atrás.Seu início é marcado por umagrande extinção em massa de causas desconhecidas e pela formação e fragmentação daPangeia. O aprimoramento e extinção dos dinossauros também é um fato marcante desta era chamada de “era dosdinossauros”, porque foi quando eles mais se desenvolveram, também que surgem as primeiras plantas com flores e as primeiras aves.


A Era Paleozóica que compreende o período deaproximadamente 540 milhões de anos a 250 milhões de anos atrás. O início da Era Paleozóica marca, na verdade, o aparecimento de animais com partes mineralizadas (conchas ou carapaças), quenos forneceram os primeiros fósseis propriamente ditos, já que até então os registros eram apenas impressões em rochas sedimentares geradas por animais de corpo mole. A expansão da vidafoi tão intensa, que praticamente todos os filos animais apareceram em apenas alguns milhões de anos. 
Em oposição à essa riqueza de vida, o final do Paleozóico marca a maior extinção emmassa já ocorrida no nosso planeta, já que aproximadamente 90% de todas as espécies marinhas não sobreviveu. A causa dessa extinção é desconhecida e é alvo de controvérsias. 
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!