Família e escola como agentes de sozialização

298 palavras 2 páginas
Anhanguera Educacional
Faculdade de Pelotas

Nome: RA: Curso: Turma: Professor tutor:

Pelotas, 15 de Outubro de 2011.
Família e Escola: Agentes de socialização
Não é a toa que dizemos que a família é a base de tudo, pois é nela que se inicia nosso processo de socialização. Quando nascemos, nossa educação e personalidade são moldadas de acordo com os costumes de valores de nossos pais e familiares, temos nossos pais como referência e isso faz com que muitas vezes agimos e pensamos da mesma forma.
Com minha mãe, por exemplo, aprendi a não julgar as pessoas, a entender que não é o fato de sermos diferentes que somos melhores ou piores que alguém, e que se em determinado momento as pessoas agem da forma que agem, é porque têm visões de mundo diferentes, e isso se dá em parte devido ao tipo de criação de cada um. Por outro lado, me tornei uma pessoa muito dependente, pois minha mãe sempre resolveu tudo para mim, todas as questões práticas, e isso eu trago hoje comigo, mantenho relações de dependência com amigos, namorado, como se eu não tivesse capacidade de tomar certas iniciativas e de resolver algumas questões simples, como alugar um apartamento, por exemplo. Também tenho dificuldade em falar em público e acredito que isso ocorre devido ao fato de minha mãe falar e resolver por mim, são coisas que hoje estou tentanto mudar.
Na escola, temos contato com regras, como permanecer em fila ou pedir para usar o banheiro, aprendemos que é importante ter responsabilidade e a sermos competitivos, além disso, a convivência com pessoas diferentes faz com que conheçamos novas culturas e subculturas, que não

Relacionados

  • STP 1975 1990
    5730 palavras | 23 páginas