Familia e escola

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 11 de junho de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA





PRISCILA PEREIRA DA SILVATATIANA SOUZA SANTOS



EDUCAÇÃO INFANTIL










SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN
2011

RESUMO DO TEXTO:
A CRECHE: BREVE HISTÓRICO
RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo,montagem e funcionamento. 3. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SÉCULO XX - USA, EUROPA, BRASIL
A partir do início do século XX, foi aí que se começou a aceitar a idéia de que a criança tambémtinha suas necessidades e seus sentimentos próprios.
Nos Estados Unidos iniciava-se uma nova prática, não deixar mais que as crianças pobres vivessem sem nenhum tipo de proteção. Buscando entãolutar para que fossem instituídas em asilos ou lares onde pudessem ter o mínimo de cuidados.
Quanto à educação pré-escolar das crianças pobres, continuou, porém sendo de forma filantrópica e dependendodas intenções das primeiras damas que assim ocupavam o seu tempo.
Já no Brasil, esta situação só veio ocorrer no final do século XX. Onde a criança era “protegida” e modelada como os mais afortunadospreferiam. Essa situação se manteve até 1890, pois os valores éticos que sustentavam a sociedade eram patriarcais.
Freud reforçou em sua análise, obtida durante as suas consultas com a clientelafeminina da burguesia, que as mulheres tinham características muito comuns: a frieza e a passividade sexual e mais, um complexo de inferioridade em relação aos homens.
Na segunda metade do século XXsurge a pílula anticoncepcional e o comportamento da mulher passa por várias transformações, sofrendo impactos e é aí, que passa a haver questionamentos, sobre os papéis do homem e da mulher na sociedade.Depois de Piaget a educação de crianças se baseia em uma grande corrida para a “receita mágica” do construtivismo, com professores despreparados tentando engolir o novo método de ensino.
Dessa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • familia e escola
  • Família e escola
  • Escola E Família
  • família na escola
  • A FAMÍLIA NA ESCOLA
  • Família e escola
  • Escola e familia
  • A escola da família

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!