FAMILIA CONTEPORANEA

Páginas: 10 (2327 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO









PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
“Uma análise da família contemporânea.”










Abril de 2013






“Uma análise da família contemporânea.”





Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná - para as disciplinas de Sociologia e Serviço Social,ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II. Professores: Adarly Rosana, Linéia Rampazzo, Márcia Bastos e Sérgio Góes.







SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. CONCEITO DE FAMÍLIA 2
2.1 A metamorfose da família: 2
3. TIPOS DE FAMÍLIA E ARRANJOS EXISTENTES NA SOCIEDADE 4
3.1- Famílias Monoparental 4
3.2- FamíliasNuclear: 4
4 UMA BREVE ANÁLISE DA FAMÍLIA COM ESTRUTURA ORGANIZACIONAL BEM DEFINIDA: 6
5. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

A presente composição é primeiramente uma conceituação de um desses grupos: a família. Seguimos com uma análise das famílias no que tange suas mudanças históricas na sua estrutura. A alma de nossa composição é o fenômeno que cresce entre asfamílias mundiais que se configura por rápidas transformações em suas maneiras de enfrentar a própria coexistência, denominado de contemporaneidade. Então fizemos uma breve exposição dessa metamorfose. Em continuidade elencamos alguns tipos de famílias e/ou modelos atuais tais como: famílias instáveis, famílias com boa escolaridade e famílias com estrutura organizacional bem definida; em seguida nosaprofundarmos mais no último modelo, apresentando alguns meios que essas famílias encontram para que haja progresso diário nos seus afazeres e que contribuam para o bem de seus membros. Englobando todo o corpo do presente trabalho pudemos pincelar a referida contemporaneidade da família que ora se evidencia pela tendência do ingresso das mulheres no mundo do trabalho, consumo e direção de suasfamílias e com sua cada vez maior participação neste contexto. Pudemos ver alguns modelos ainda tradicionais e outros já modificados justamente pelo fato da mulher estar sendo corresponsável pelo sustento do lar e educação de filhos.















2. CONCEITO DE FAMÍLIA

Quando falamos da família formamos uma imagem imediata de um conjunto de pessoas ligadas por laços deconsanguinidade que vivem juntos em regime de coabitação.
O estudo da família consiste na compreensão das variações que este grupo pode assumir, e vem assumindo, na nossa sociedade. Trata-se portanto de identificar os tipos de família que existem.
É comum ouvirmos, principalmente através da mídia, que diversos problemas sociais que existem (drogas, violência na escola, etc.), nascem direta ou indiretamente deuma crise da família.
Esta ideia, a de uma crise da família, se refere, entre outras questões, a uma relativa diminuição do modelo de família dominante, a chamada família nuclear, O modelo de família nuclear, embora ainda corresponda a maioria das famílias brasileiras, vem experimentando uma perda relativa de importância no conjunto das famílias. Uma das configurações que a família vem assumindocorresponde a família monoparental, que, ao contrário da família nuclear, aumentou de forma contundente entre 1970 e 2000.

2.1 A metamorfose da família:

A família contemporânea foi surgindo por volta do século XVIII com características diferentes daquelas tradicionais onde o esposo era o único provedor/sustentador e a esposa a responsável pela rotina do lar e pela sua co-formação queinclui educação dos filhos. Devido diversos fatores a família ia se transformando de unidade de produção para unidade de consumo. Surgia naquela época uma acepção entre público e privado, econômico e pessoal, onde a família era isolada como um grupo social a parte do contexto político-econômico. Também a divisão dos papéis e atribuições de cada membro da família, o isolamento da mulher no espaço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Familia conteporanea
  • Família Conteporânea
  • Um analise da familia conteporanea
  • Uma analise de familia conteporanea
  • As famílias monoparamentais na sociedade conteporanea
  • Transexualidade e a família conteporânea
  • Os papeis familiares na familia conteporanea
  • uma analise da família conteporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!