famacogsia

2174 palavras 9 páginas
Compus Maceió

José carlos
Paulo cezar
Júlia flávia
Edjenilda
Josefa miria

Relatório de aula prática farmacognosia

Maceió, 2013

José carlos
Paulo cezar
Júlia flavia
Josefa miria
Edjenilda

Relatório de aula prática de farmacognosia

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção da segunda nota na disciplina farmacognosia, no curso de farmácia da faculdade Mauricio de Nassau.
Orientadora: Gabriela Muniz

Maceió, 2013
Sumário
Introdução
04
Matérias e equipamentos utilizados
05
Preparações fitofarmacológicas
07
Cromatografia em camada delgada
08
Micro extração e caracterização de flavonóides
12
Micro extração e caracterização de taninos
16
Micro extração e caracterização de alcalóides
19
Micro extração e caracterização de saponinas
24
Conclusão
27
Referência 28

Introdução Este relatório foi elaborado com o intuito de demonstrar o aprimoramento do nosso conhecimento acerca de matérias primas de origem vegetal, no âmbito da disciplina farmacognosia. A onde podemos conhecer os principais grupos de metabólitos secundários apresentados na aula teóricas: flavonóides, taninos, alcalóides, saponinas. Essas análises foram feitos baseados nas técnicas e procedimentos experimentais tais como: processos de extração, solventes, precipitação e cromatografia.

Matérias e equipamentos utilizados
Chuveiro e lava olhos: são equipamentos de proteção coletiva imprescindíveis a todos os laboratórios. São destinados a eliminar ou minimizar os danos causados por acidentes nos olhos e ou face e em qualquer parte do corpo.
Balança digital analítica e semi–analítica: o que difere uma balança da outra é justamente o grau de precisão na hora da pesagem. Uma analítica pode pesar com precisão máxima de 0,1 microgramas até 0,1 miligramas, enquanto a semi-

Relacionados