Família

Páginas: 4 (753 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Família monoparental: Chefiada por mulheres
A expressão “famílias monoparentais” foi utilizada, segundo Nadine Lefaucher, na França, desde a metade dos anos setenta, para designar as unidadesdomésticas em que as pessoas vivem sem cônjuge, com um ou vários filhos com menos de 25 anos e solteiros (VITALE, 2002:47).
No Brasil, Barroso e Bruschini (1981) apontam que, embora já houvesse no país umcontingente expressivo de famílias chefiadas por mulheres, é a partir dos anos 1970 que elas passam a ter visibilidade e conquistam um lugar entre as pesquisas sociológicas.
Para as autoras:
“Épreciso não esquecer que as mulheres chefes de família costumam ser também ‘mães-de-família’: acumulam uma dupla responsabilidade, ao assumir o cuidado da casa e das crianças juntamente com o sustentomaterial de seus dependentes. Essa dupla jornada de trabalho geralmente vem acompanhada de uma dupla carga de culpa por suas insuficiências tanto no cuidado das crianças quanto na sua manutençãoeconômica. É verdade que essas insuficiências existem também em outras famílias, e igualmente é verdade que ambas têm suas raízes nas condições geradas pela sociedade. Porém, esses fatores sociais são ocultadospela ideologia que coloca a culpa na vítima, e o problema se torna mais agudo quando as duas vítimas são encarnadas por uma só pessoa” (BARROSO & BRUSCHINI, 1981,p.40).
A vitimização da mulher chefede família é expressão de uma subjugação social que atribui à própria mulher a dificuldade de se autogerir e a sua família.
Muitas vezes essas mães, que também são o “pai” e chefe de família, saemde casa bem cedo, para trabalhar e ficam afastadas da vida cotidiana de seus filhos, retornando as suas casas apenas à noite.
A família monoparental feminina constrói-se sobre esta denominação, muitasvezes, devido à separação dos cônjuges e, nesses casos, geralmente não há participação financeira do cônjuge masculino na criação dos filhos.
Lopes e Gottschalk (1990) mostram que as famílias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Familia
  • Familia
  • familia
  • familia
  • Família
  • Família
  • Família
  • Família

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!