Família e escola: duas pedagogias unidas para o sucesso dos futuros cidadãos

Páginas: 17 (4152 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Evolução da família

A entidade familiar de início é constituída pela figura do marido e mulher. Depois se amplia com o surgimento da prole. Ao se casarem, os filhos não rompem o vínculo, e por seu turno casam-se e trazem seus filhos para o seio familiar.
A família é uma sociedade natural formada por indivíduos unidos por laços de sangue ou afinidades. Os laçosde sangue resultam da descendência e os de afinidade são gerados pela entrada dos cônjuges e seus parentes que se agregam à entidade familiar através do matrimônio.
“A expressão família, etimologicamente deriva-se do latim “família até” designando o conjunto de escravos e servidores que viviam sob a jurisdição do pater famílias (Viana – 2000, p.22)”.
A família é o berço da sociedade, tudo seinicia no ambiente familiar, e desde os tempos remotos, esta estrutura prevalece.


2.1.1 Mudanças do tempo

Ao longo dos tempos, a família sofreu grandes alterações. Durante os séculos XVI e XVII, a família transformou - se profundamente, na medida em que modificou as suas relações internas com a criança. Uma mudança considerável foi à introdução da escola como meio de aprendizagem e deeducação das crianças, retirando - as da antiga sociabilidade. Começou então um longo processo de enclausuramento das crianças, que se estende até os nossos dias ao qual se dá o nome de escolarização (Áries, 1978).
Durante muito tempo, esta evolução limitou se aos nobres, burgueses, artesãos e lavradores ricos, enquanto à massa mais pobre vivia como as famílias medievais.
Nas primeiras famílias, asegurança proporcionada pelo grupo organizado ainda que de forma primitiva aos seus membros era muito relevante. Exercendo uma função de protetora contra agressões externas, a família começou a se fortalecer.
Com o passar do tempo essa sociedade familiar sentiu a necessidade de criar leis para se organizar e com isso surgiu o Direito de Família regulando as relações e solucionando conflitos.
Emmenos de cem anos, a sociedade e o Direito de família sofreram importantes e determinantes modificações em suas bases. A exemplo disto pode-se citar as conquistas femininas, pois, a mulher, mostrou-se capaz de realizar atos antes exclusivos do homem, travando batalhas pelo direito à independência. Deixou-se o opressor costume patriarcal, onde o homem era o centro do núcleo familiar, igualando atodos, graças a Constituição Federal de 1988, que estabelece a isonomia entre todos, sem levar em conta, fatores como sexo, raça, religião, filosofia ou posição social.
O antigo modelo de estrutura familiar deixado pelos Romanos foi deixado para trás, e foi criado um novo modelo mais adequado aos anseios sociais atuais. Assim, o Direito de Família foi revolucionado, exterminando estruturas jácorroídas pelo tempo, construindo novos pilares mais sólidos e resistente, capazes de atender às necessidades do mundo moderno.



3. A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO INDIVIDUO

A família é o primeiro ambiente de onde o individuo atua, e funciona como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais. É considerada a instituição que, em conjunto com outras, buscaassegurar a continuidade e o bem estar dos seus membros. A família é vista como um sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, idéias e significados que estão presentes na sociedade. Ela exerce um impacto significativo e uma forte influência no comportamento dos indivíduos, principalmente nas crianças, que aprendem a ver o mundo e construir as suas relações sociais. Além disso,a família é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais individuais que geram os modelos de relação coletiva.
Os acontecimentos e as experiências familiares propiciam a formação comportamental, de ações e resoluções de problemas. Assim, um ambiente calmo, com estrutura sólida permite que seus membros encarem as adversidades da vida de forma centrada.
No ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Família e Escola na Construção de Futuros Cidadãos
  • Escola e família uma parceria de sucesso
  • Escola e família, uma parceria de sucesso
  • Familia e escola/pedagogia
  • INTEGRAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: UMA PEDAGOGIA EFICAZ
  • Projeto encontro cidadão: escola e família pela educação
  • Família e escola, união que gera uma aprendizagem de sucesso
  • “Família e escola, uma parceria fundamental para o sucesso do educando”.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!