Família e casamento na antiguidade clássica

Páginas: 4 (987 palavras) Publicado: 30 de julho de 2013
"Devemos à Idade Média duas das piores invenções da Humanidade: a pólvora e a idéia do amor romântico."
(MAUROIS apud JABLONSKI, 1991)


Tradicionalmente, as tendências predominantes noOcidente, desde os tempos do auge da cultura grega, eram as de exaltação do amor fora do casamento e, muitas vezes, em termos de relações homossexuais.
Sobre essas, é interessante destacar que não são rarasas alusões feitas à homofilia ativa nas literaturas grega e romana, e até mesmo em períodos anteriores. Nas tradições romanas, a paixão era vista ora como um tormento, ora como um jogo, mas semprefora do casamento.
Na Idade Média, surgiu o "amor cortesão", a elegia de um sentimento mágico e, para muitos autores, a origem do chamado amor romântico. O amor cortesão não era devotado ao cônjuge,como se pode ver nos grandes romances da época: Tristão e Isolda, Lancelot e Guinevere, que tratam de amores adúlteros.
Num período em que os casamentos eram arranjados visando a interesses sociais eeconômicos, é compreensível que sentimentos arrebatadores, combinação de verdadeira devoção religiosa e luxúria, ocorressem fora das uniões legítimas.
Em 451, o Concílio de Calcedônia considerou avirgindade como um casamento, signo da união entre Deus e o Homem. Nessa época, o casamento entre homem e mulher ainda estava longe da santidade.
Mais tarde, Paulo, missionário cristão e teólogo, apesarde defender a virgindade como um ideal, pregou o casamento entre homens e mulheres. Melhor seria que ficassem castos, mas, já que não conseguiam conter-se, que se casassem.
A maioria dos teólogosdessa época não valorizava a procriação como virtude do casamento. No mundo ideal, onde todos vivessem castos e puros, a espécie humana seria propagada como os anjos, sem a intervenção do pecado. Dessamaneira, o casamento era um mal, pois supunha o pecado da carne, porém um mal menor, visto que impedia a fornicação.
" E há homens que se fizeram eunucos voluntários para ganhar o Reino dos Céus,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antiguidade Clássica
  • antiguidade classica
  • Antiguidade Clássica
  • Antiguidade clássica
  • a antiguidade classica
  • antiguidade clássica
  • antiguidade clássica
  • Antiguidade clássica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!