Família Real

Páginas: 5 (1125 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
A Família Imperial Brasileira tem origem no casamento de D. Pedro I com a Arquiduquesa Leopoldina, em 1817. Como todos os outros da época, o matrimônio fora arranjado para atender a interesses político-diplomáticos - oriundos do Congresso de Viena - e para dar continuidade à tradição de união consangüínea entre nobres. As negociações foram feitas por Rodrigo Navarro de Andrada e o casamento de D.Pedro I foi formalizado pelo então Marquês de Marialva, Pedro Joaquim Vitor de Menezes Coutinho, tendo se dado por procuração no dia 13 de maio de 1817. Mas somente no dia 06 de novembro daquele ano que Leopoldina viria a conhecer o noivo, seu desembarque no Brasil foi registrado por Debret em linda tela. Desposaram as núpcias no mesmo dia.


Arquiduquesa Leopoldina
Leopoldina era filha doImperador Francisco I, da Áustria, e sua irmã Maria Luisa era a segunda esposa de Napoleão Bonaparte, o responsável pela vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, acompanhada de cerca de 15 mil nobres. A Casa dos Habsburgo, ao qual ela pertencia antes de se casar, tem origem muito antiga e foi fundada na Suíça por Werner II. Contaria quase mil anos atualmente, mas foi extinta durante areconfiguração do mapa da Europa após a Primeira Guerra Mundial. Durante muito tempo os Habsburgo comandaram o Império Sacro Romano e a frente dele fizeram inúmeras conquistas, destacando Leopoldo II, que acabou com a Inquisição, as torturas e eliminou a pena de morte. Francisco II, pai de Leopoldina, conseguiu tirar a Áustria das dificuldades econômicas causadas pela guerra contra a França e elevou seuimpério à primeira potência européia após o Congresso de Viena, pondo um fim na era napoleônica. O último Imperador da Áustria foi Carlos I, seu governo durou apenas dois anos pois a derrota do imponente exército Austro-Húngaro na I Guerra o fez perder a nobreza e os Habsburgo passaram a ser simples cidadãos.


D. Pedro I
Filho de D. João VI e Carlota Joaquina, Pedro I pertence a uma famíliabem mais antiga. A linhagem dos nobres portugueses começa na Casa de Avís, no século VIII e prossegue com a Casa de Bragança após um domínio espanhol de 60 anos sobre os Avís. O primeiro rei da dinastia dos Bragança é João IV, responsável pelo fim da dominação imposta pelos Filipes de Espanha e por isso ficou conhecido como O Restaurador. Depois vieram Afonso IV, Pedro II, João V, Dom José, Maria Ie, por fim, após declarada sua loucura, o governo português passa às mãos de João VI. Nesta época a Família Real Portuguesa já estava no Brasil, fugindo das perseguições de Napoleão, e a América assiste a primeira coroação de um rei. Europeu, é verdade. Obrigado pelas Cortes Portuguesas a voltar para Lisboa em idos de 1821, D. João deixa o Brasil sob o comando de seu filho Pedro. Assim,proclamada a Independência em 1822, dá-se início com o Imperador Pedro I e com a Imperatriz Leopoldina a família imperial brasileira.

Deste casamento nasceram nove filhos, sendo dois natimortos. A primogênita Maria da Glória foi declarada sucessora do trono português com a morte do avô e a renúncia de seu pai. Passou a ser efetivamente a Rainha de Portugal, Maria II, com a morte do pai, Pedro IV (ePedro I no Brasil). Pedro II - título adquirido após a abdicação do trono brasileiro em 1831 - era o filho mais novo de Leopoldina, falecida em 1826. Porém, D. Pedro I teve diversos filhos naturais, com muitas mulheres, como a bailarina francesa Noemi Thierry e com Domitília, a marquesa de Santos, com quem teve cinco filhos. Após seu segundo casamento, com Amélia de Leuchtenberg, teve ainda mais umafilha legítima, Maria Amélia.


Pedro II, Teresa Cristina e as filhas Isabel e Leopoldina - A Família Imperial Brasileira. Obra do acervo do Museu Imperial de Petróplis, RJ

No Brasil, os descendentes de Pedro II, devido ao fato de ter permanecido aqui por quase toda a vida, são os mais conhecidos e até hoje tratados por príncipes e princesas, títulos que perderam o valor com a Proclamação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Família Real
  • familia real
  • Familia real
  • família real
  • FAMILIA REAL
  • A familia Real
  • Família real
  • Familia real

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!