FAMÍLIA, ESCOLA E A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: MEMÓRIAS DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

2882 palavras 12 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO HERMÍNIO OMETTO – FHO|UNIARARAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

FAMÍLIA, ESCOLA E A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA:
MEMÓRIAS DE UM PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

TAMIRES SILVESTRE MORAES

NOVEMBRO/2014

SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 4
2.1 Importância do Encaminhamento 5
2.2 Resistência da Família 7
2.3 Hipóteses Diagnósticas 9
2.4 Compreendendo TEA- Transtorno De Espectro Autista. 10
2.5 Intervenções 11
3. Considerações Finais 13
4. Anexos 14
4.1 Relatório de avaliação Psicológica e Psicopedagogica 14
5. Bibliografia 17

1. INTRODUÇÃO

Leciono numa instituição particular, atualmente como professora na Educação Infantil e acompanhei vários alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, inquieta e instigada a aprender como ajudá-los cursei a Psicopedagogia.
Nesta busca vivenciei casos de alunos que não conseguiam construir ou construíam mal as operações, as estruturas lógicas e abstraiam muito pouco do conteúdo esperado, neste contexto percebi a necessidade de um olhar especial para cada indivíduo, busquei respeitar os seus avanços e dificuldades, elaborei atividades direcionadas, em alguns casos encaminhei para outros profissionais que poderiam ajudá-los a superar suas limitações e assim conseguir prosseguir minimizando chances de cobranças excessivas e criação de futuros rótulos desnecessários.

Oliveira (1995) revela alguns dos aspectos fundamentais deste processo. Segundo a autora, o fundamental “é perceber o aluno em toda a sua singularidade, captá-lo em toda a sua especificidade em um programa direcionado a atender as suas necessidades especiais”.

Com base nesta análise resgatei minhas memórias de um caso, para exemplificar que, quanto mais precocemente forem acionadas as intervenções que afetam o crescimento e o desenvolvimento das capacidades humanas, mais capazes se tornam as pessoas de participar autonomamente na vida social e mais

Relacionados

  • Educação infantil e a ludicidade
    24973 palavras | 100 páginas