FALÁCIA DE APELO À FORÇA (AD BACULUM)

317 palavras 2 páginas
FALÁCIA DE APELO À FORÇA (AD BACULUM)
Definição e explicação
Argumento que, para defender a sua conclusão, apresenta ameaças em vez de razões. As ameaças podem ser diretas ou consequências possíveis e apenas sugeridas. O auditório é informado de que consequências desagradáveis se seguirão à discordância com o autor. É um modo de apelo à consequência e ao medo.
O apelo à força pode ser usado em diversos meios. Em algumas religiões, é usado para tentar convencer pessoas de que é melhor acreditar nela, muitas vezes pregando sofrimento e punições aos descrentes. A existência da ameaça do inferno é um exemplo de apelo à força, principalmente quando a única razão para que se creia em uma divindade, é evitá-lo. Também pode ser usado em instituições em que uma pessoa detém o poder. No trabalho, ela pode ser usada pelo chefe de um funcionário que exige tarefas excessivas para que não seja demitido.
Exemplo
O nosso regime e as nossas convicções políticas estão corretos, porque quem discorda deles é um criminoso e será colocado em um Gulag.
Análise crítica e mecanismo de desconstrução
Uma argumentação baseada no apelo à força assume geralmente seguinte forma:
Se X não aceitar Y, então Z.
Z é um castigo, consequência negativa, para X.
Portanto, Y é verdade.
A falácia está no fato de Y não apresentar nenhuma garantia de que seu argumento é válido para X, convencendo-o apenas pela existência do uso da força em Z.

Nesse caso:
O sujeito que está recebendo a informação é X.
O que X deve admitir é que o regime e as convicções políticas estão corretos, que é uma exigência do sujeito da frase Y.
A pessoa que discordar do Y é Z, a consequência negativa.
Para desmontar/refutar esta falácia, temos de identificar a ameaça e a proposição. Argumente que a ameaça não tem relação com a verdade ou a falsidade da proposição.

Relacionados