Faltas

Páginas: 4 (950 palavras) Publicado: 12 de abril de 2015
Faltas
As faltas representam os dias sem que o empregado não foi ao trabalho. Elas podem ser justificadas ou não. Existem aquelas em que uma empresa é obrigada a oferecer ao funcionário, como porexemplo, auxílio doença, licença maternidade e outros. Mas, também, existem as prejudiciais, que causam desconfiança na relação entre patrão e funcionário, trazendo prejuízos tanto financeiros quantomorais.
Com as faltas ou os atrasos, o funcionário acaba colocando a sua credibilidade à prova e poderá gerar uma possível demissão ou mesmo descontar-lhe do salário o valor correspondente à falta. Combase na CLT, um funcionário poderá se ausentar completamente ou parcialmente do trabalho quando:
Como funcionam as faltas justificadas e não justificadas? Qual o desconto para quem falta no trabalho?A falta também pode ser justificada com a apresentação de um atestado médico (em caso de doença) ou de comparecimento (em caso de consulta médica). Caso a falta não seja justificada, a mesma édescontada da remuneração, além da DSR (descanso semanal remunerado – preferencialmente, aos domingos). O valor da DSR é proporcional a um dia de trabalho ou às horas trabalhadas (o desconto pode variar paracada jornada de trabalho). No caso de feriado na mesma semana da falta não justificada, o trabalhador perderá também o direito à remuneração do dia respectivo.
Cálculo das Faltas
1. Faltas = Salário: 220 hrs (jornada mensal) x nº de horas das faltas
2. Ex: R$ 2.100.00 : 220 x 8
3. Resultado: O desconto na remuneração, equivalente a 8 hrs de falta é de R$ 76,36.
4. Para mais informações arespeito, consulte: Lei Nº 605, de 5 de Janeiro de 1949
Como funcionam as folgas no trabalho?
Descanso
Repouso semanal remunerado
É o período de descanso ou folga em que o empregado presta serviços e recebeuma remuneração adicional. O período de descanso semanal é de 24 horas e, nesse caso, os domingos são escolhidos, preferencialmente, para esse descanso.
Quando as empresas abrem aos domingos, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Faltas
  • falta
  • A falta dele
  • Faltas
  • a falta da
  • faltas
  • Falta trabalho ou falta Atitute
  • Falta de emprego ou falta de capacitação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!