Falta de SOno

Páginas: 12 (2802 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
 OBJETIVO
Apresentar o sono como estado alterado da consciência e os efeitos da qualidade ou falta do sono na saúde física e psíquica.

INTRODUÇÃO
O sono é o momento em que descansamos o corpo e a mente, porém durante este período de descanso ambos continuam em constante estado de vigília, produzindo hormônios e auxiliando no descansar da musculatura; a falta ou a má qualidadedeste período de descanso pode prejudicar consideravelmente a coordenação motora e o raciocínio durante o dia.
É fundamental para uma pessoa ter no mínimo de seis oito horas de sono em uma noite para que não tenha problemas na qualidade de vida e durante suas atividades diárias; contudo a qualidade do sono não esta apenas atrelada a quantidade de horas dormidas, como também a intensidade do sonodurante a noite, o número de vezes que se acorda durante a noite e até mesmo a adequação do corpo após acordar. Em muitas pesquisas em relação ao sono, foi identificado que a baixa qualidade de sono pode desencadear o início de consternações psíquicas.
São diversos os efeitos em relação à privação do sono. Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2007 pg.51):
As conseqüências das alterações no padrão do sono são diversas, podem ocorrer reduções na eficiência do processo cognitivo, do tempo de reação e da responsividade atencional, alem de prejuízo na memória, aumento da irritabilidade, alterações metabólicas, endócrinas, imunológicas, quadros hipertensivos, cansaço, náuseas, dores de cabeça, ardência nos olhos, visão turva, dores articulares ediminuição da libido [...].




A FALTA DE SONO E SUAS INTERFERÊNCIAS
Segundo pesquisas e estudos, o mau humor que afeta as pessoas que acordam várias vezes durante o sono, tem insônia ou se privam totalmente do sono é causado pela serotonina, substancia química que é liberada através de impulsos nervosos entre os neurônios e que dependendo da quantidade e situação de sua liberação pode deixaro individuo mais eufórico, triste, irritado ou mal humorado. A falta de sono, fome e situações de stress fazem o corpo liberar esses impulsos nervosos que afetam o humor. Quando o individuo não dorme, seu corpo descarrega noradrenalina, que mexe com todo o organismo. Por exemplo, a freqüência cardíaca e a respiração tende a aumentar, isso faz com que o corpo entre em estado de alerta quandodeveria estar em repouso, esse desgaste causa irritação. A falta de sono interfere também em distúrbios do corpo como, por exemplo, a depressão, onde uma de suas causas pode ser um defeito nos neurotransmissores responsáveis pela liberação da serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de bem estar, prazer e conforto. É também durante o sono que produzimos diversos hormônios que regulam oorganismo, por isso uma ou varias noites mal dormidas trazem tantas conseqüências que são prejudiciais à saúde e bem estar do homem.

AS CONSEQUENCIAS DE UMA NOITE MAL DORMIDA
Muitos pesquisadores já estudaram e ainda estudam o sono, a qualidade que ele nos traz e como a falta dele pode trazer conseqüências consideráveis à nossa saúde e bem estar.
A falta de sono já foi relacionada a doençascomo diabetes, depressão, doenças cardiovasculares e até mesmo com a obesidade. Não ter uma boa noite de sono pode gerar falhas na cognição, atenção e emoções. Há maior irritabilidade além de afetar a coordenação, memória e concentração do indivíduo que não dorme bem.
É durante o sono que se assimila tudo o que se vê, ouve ou que tenha se vivenciado inconscientemente durante o dia. Por isso éimportante ter uma noite bem dormida, pois sem isso, tem-se dificuldade para se recordar de tarefas, senhas, números de telefones e etc., fica-se irritado e sem paciência para desenvolver as atividades cotidianas, não se tem agilidade e isso atrapalha e muito o desempenho diário independente da idade da pessoa que sofre desse mal. As relações ficam mais complicadas por conta do humor modificado e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Falta De Sono Pode Causar Danos S Rios Ao
  • Sono
  • Sono
  • sono
  • sono
  • Sono
  • sono
  • Sono

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!