Falhas

Páginas: 3 (703 palavras) Publicado: 2 de maio de 2013
FALHAS
O interesse pela questão da fratura frágil foi intensificado durante a segunda guerra quando alguns navios apresentaram fraturas catastróficas, tanto em alto mar quanto no cais. Estes eventosocorreram mais intensamente nos meses de inverno, mostrando que o aço doce utilizado nas estruturas tornava-se frágil em condições especiais. A possibilidade de falha nas soldas foi aventada tambémcomo causa possível dos colapsos. O problema gerou várias pesquisas que resultaram no desenvolvimento de testes e métodos de manufatura mais adequados para as condições de serviço. Assim foidesenvolvido o teste de impacto, um dos mais antigos entre os ensaios.

FALHAS

Objetivos: Descrever o mecanismo de propagação de trincas para as modalidades de fratura frágil e dúctil.
Citar edescrever as duas técnicas de ensaio de fratura por impacto. Definir Fadiga e especificar as condições sob as quais ela ocorre. Interpretação microscópica e gráfica.

FRATURA SIMPLES
Definição: É aseparação de um corpo em duas ou mais partes em resposta à imposição de uma tensão de natureza estática e em temperaturas que são baixas relativamente à temperatura de fusão do material.

DÚCTILFRÁGIL

Baseada na habilidade de um material apresentar deformação plástica.

A fratura dúctil é caracterizada por uma extensa deformação plástica na vizinhança de uma trinca que está avançando.Processo pode ser bastante lento.

A fratura frágil é caracterizada por formação e propagação rápida de trincas. Pouca ou nenhuma deformação plástica.
A fratura dúctil é quase sempre preferível.

Sob aação de uma tensão de tração aplicada, a maioria das ligas metálicas é dúctil, os cerâmicos são notadamente frágeis, enquanto os polímeros podem exibir ambos os tipos de fratura.

a)Fraturaaltamente dúctil onde a amostra tem estricção até um único ponto. (Ouro e chumbo) b) Fratura moderadamente dúctil após alguma estricção. c) Fratura frágil sem qualquer deformação plástica.

FRATURA...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Falhas
  • Falhas
  • falhas
  • Falhas
  • Falhas
  • Das falhas de Estado às falhas de mercado
  • Falhas de mercado e falhas de governo
  • falhas de mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!