faleiros resenha fhtm3

837 palavras 4 páginas
Departamento de Serviço Social
Disciplina:
Professora
Aluna: Sinara Soares Silva Matrícula: 13/0133981

Resenhas

IAMAMOTO, Marilda Vilela. Serviço Social em tempo de capital e fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social- São Paulo: cortez, 2007 p. 293 a 301.
TESE: CORRELAÇÃO DE FORÇAS –Vicente de Paula Faleiros
O capítulo 3 Serviço Social em tempo de capital fetiche de Marilda Villela Iamamoto apresenta diferentes teses com distintas abordagens.
São sete teses apresentadas sendo a primeira a visão da própria autora a partir da qual ela faz a critica das outras seis teses.
O dialogo proposto é entre Marilda e os outros seis autores escolhidos por ela.
A tese estuda para resenha é a correlação de forças de Faleiros.
Marilda faz um grande elogio a Faleiros por sua trajetória, por ser um dos expoentes de maior peso do movimento de reconceituação do serviço social latino-americano no debate crítico com a concepção funcionalista no serviço social. Marilda também fala como Faleiros diferentemente dos outros autores colocou com projeto o serviço social, da sua militância e atuação politica desdos tempos da reconceituação.
A autora salienta as produções de Vicente Faleiros referente ao serviço social fazendo uma coletânea de seus textos desde 72 a 99 em especial sua tese referente à natureza da profissão e o exercício profissional.
As referencias clássicas de Faleiros não vem diretamente de Marx e sim de autores Marxistas. Que seriam: Gramsci e Foucalcaut. Sendo que há quem considere que Foucalcaut não por ser considerado Marxista pois ele tem uma corrente filosófica própria dialogando as vezes sim as vezes não com Marx. Diferente de Gramsci que é um filosofo tipicamente Marxista pois é um pensador que se vale das categorias do trabalho de Marx para explicar a realidade.
Pressupostos Históricos Estruturais da crítica do Vicente Faleiros
Segundo Marilda a primeira aproximação ao pensamento de Gramsci voltado à análise do serviço social, verifica-se

Relacionados