Falajulia

712 palavras 3 páginas
Escola Estadual Ensino Fundamental Manuel Arruda Câmara

Paraquedismo

Nomes: Amanda Oliveira Emanuele Santos Felipe Luca Júlia Breancini
Disciplina: Educação Física Turma: 81

Carazinho, novembro de 2013

Introdução
O presente trabalho tem por objetivo nos ensinar sobre o esporte radical paraquedismo, sua história, suas modalidades e regras.

Paraquedismo
Paraquedismo é um esporte radical no qual o indivíduo salta de um pequeno avião em queda livre, caindo em velocidade entre 200 km/h e 350 km/h e em determinado momento abre um pára-quedas que diminui a velocidade da queda e possibilita o “pouso”. Somente após o fim da Segunda Guerra Mundial, nos anos 50, o pára-quedismo passou a ser visto como um esporte.
Com o passar dos anos, os equipamentos vem sendo aperfeiçoados, e atualmente, o pára-quedas conta com velames dirigíveis, que tornam o pouso seguro e possibilitam a navegação até o local exato do pouso. A questão do impacto também foi solucionada, pois o mesmo tem freio aerodinâmico.
As primeiras pessoas a saltarem de pára-quedas foram o francês Andre-Jacques Garverin e sua esposa, no ano de 1798.
O paraquedismo (pré-AO 1990: pára-quedismo) é praticado por desportistas (paraquedistas) que saltam de aeronaves, ou lugares fixos (BASE jumping), fazendo uso de um pára-quedas (invólucro contendo uma vela dobrada desenhada a desdobrar-se aumentando sua superfície de contato com o ar) para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais.
No BRASIL paraquedismo tem inicio com CHARLES ASTOR, em 1931, no Aeroclube de São Paulo. Atuou sozinho formando alunos pelo BRASIL e foi sem sombra de dúvida o maior incentivador deste desporto no Brasil.Em 1941, no Campo dos Afonsos - RJ acontece o primeiro salto coletivo na América do Sul, realizado por 12 alunos de CHARLES ASTOR.De 1941 a 1943 funcionaram duas escolas de

Relacionados