Fair Trade

Páginas: 16 (3844 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
FAIR TRADE: UMA GESTÃO COM MENOR IMPACTO QUE AS EMPRESAS TRADICIONAIS
Componentes
Ana Elisa Carvalho e Silva
Carolina Trópia Aladim
Dominique Capdeville Favoretto
Laura Luiza Pereira David
Mariane de Paula
Resumo
O Comércio Justo representa uma tentativa de unir a responsabilidade social, a sustentabilidade e a competitividade para pequenas e médias empresas a fim de encontrar a justiçae lealdade no comércio como um todo. Frente ao sistema tradicional, o comércio justo contribui para o desenvolvimento sustentável e proporciona melhores condições para produtores e trabalhadores, além de ser uma alternativa mais concreta e viável. Através da análise de conceitos observados nas características do Fair Trade, pode-se compreender melhor seu objetivo, tal como um melhor entendimentosobre sua aplicação nas empresas e suas principais vantagens.

FAIR TRADE: UMA GESTÃO
COM MENOR IMPACTO QUE
AS EMPRESAS TRADICIONAIS

Ana Elisa Carvalho e Silva
anaelisa6@hotmail.com
Carolina Trópia
caroltropia@hotmail.com
Dominique Capdeville Favoretto
dominiquefavoreto11@hotmail.com
Laura Luísa Pereira David
laura_lpd@outlook.com
Mariane de Paula
marydipaula@hotmail.com

 Ocomércio justo representa uma tentativa de unir a responsabilidade social, a sustentabilidade e a competitividade para pequenas e médias empresas a fim de encontrar a justiça e lealdade no comércio como um todo. Frente ao sistema tradicional, o comércio justo contribui para o desenvolvimento sustentável e proporciona melhores condições para produtores e trabalhadores, além de ser uma alternativa maisconcreta e viável. A pesquisa mostra os impactos causados pelo sistema Fair Trade, suas vantagens e desvantagens e como esta gestão pode influenciar novos comerciantes ao nível nacional e internacional.
1. Introdução
A crescente preocupação com aspectos sociais e ambientais incentivou a criação de  um movimento social e econômico com a finalidade de construir uma alternativa ao comércioconvencional. O mercado tradicional busca enfatizar o critério econômico enquanto o Ffair Ttrade foca na melhoria do desenvolvimento social e ambiental, fazendo com que o coméercio de produtos ou serviços esteja diretamente associado ao bem estar das pessoas, a preocupação com o meio ambiente e a satisfação dos interesses econômicos.
Segundo Donaire (1999), nas úultimas décadas tem ocorrido uma mudançamuito grande no ambiente em que as empresas operam: aAs empresas que eram vistas apenas como instituições econômicas com responsabilidades referentes a resolver os problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir e para quem produzir) tem presenciado o surgimento de novos papéeis que devem ser desempenhados, como resultado das operações do ambiente em que operam.
O movimentocomeçou usando métodos alternativos de comércio para mostrar ao público europeu as injustiças e os desequilíbrios causados pelo comércio internacional, que desenvolvia a favor dos países mais industrializados. Por isso, formou-se o Ccomércio Jjusto que estabelecendo critérios especiais se opõe a um desenvolvimento capitalista das indústrias.
Essse tipo de abordagem de crescimento do Ffair Ttrade nãodesconsidera os objetivos econômicos de uma empresa que é maximizar o lucro sobre o capital investido mas eles também buscam ser sustentáveis. Segundo estudos do IBM dois terços dos executivos acham que a sustentabilidade contribui para a receita e metade deles espera que iniciativas verdes tragam vantagens competitivas. Essa nova mentalidade empresarial é um diferencial que alavanca o crescimentode empresas “verdes”.
Comércio Justo é a estratégia para a diminuição da pobreza e o desenvolvimento sustentável. Seu propósito é de gerar oportunidades para produtores que foram explorados economicamente ou marginalizados pelo sistema convencional de comércio (SEBRAEebrae, pesquisa mundial de comercio justo, 2007).
Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo explorar os conceitos do Mmercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fair Trade
  • Trabalho inglês fair trade
  • Certificação Fair Trade e suas vantagens competitivas
  • fair
  • Fair
  • O que é trade
  • Trade
  • Certificação fair trade na cafeicultura: o caso da cooperativa dos agricultores familiares do município de poço...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!