fafdsaf

433 palavras 2 páginas
Pesquisado: Professor Marcello Secco
Área que atua: leciona aulas de calculo e estatística, Matemática e Física.
Instituições que Leciona: Escola Técnica Estadual Martin Luther King / Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Entrevista:
1. Quais são as diferenças que você aponta entre a ciência que leciona/ desenvolve e a filosofia?

1-Durante um bom tempo do passado ciência e filosofia eram uma coisa só, após o século 17 houve a separação das duas. Embora, às vezes, a filosofia ainda permeie a ciências, com os constantes questionamentos das práticas científicas, interpretação de realidade e construção de novas teorias para o avanço da ciência. A Ciência que eu leciono já é pronta e acabada, algumas vezes até lanço algumas perguntas para que os alunos pensem a respeito do processo de construção, sobre a teoria que estamos estudando/trabalhando. Mas é bem às vezes, não é uma prática constante.

2. Existe alguma colaboração entre essa ciência e filosofia?

2 - A Filosofia ajuda, em parte, no avanço e no amadurecimento intelectual das teorias científicas. Um exemplo seria o estudo da Física Quântica que permeia entre as 2 áreas de conhecimento.

3. Existem mitos na ciência? Se a resposta for afirmativa, indique exemplos.
3 - Sim existem... Como o fato da maçã ter caído da cabeça de Newton e após isso ele ter estudado sobre a Teoria da Gravitação. A lenda de Benjamin Franklin ter empinado uma pipa durante uma tempestade, com um objeto metálico nas extremidades, para testar o princípio de funcionamento do para-raios. Porem existe uma diferença entre mito e uma teoria ainda não comprovada!

4. Você poderia citar exemplos de momentos em que a ciência promove a humanização e momentos em que ela atua contra a ela? 4 - Manipular a ciência é manipular um tipo de conhecimento. Quem tem o conhecimento de certa forma tem o poder, seja ele apenas intelectual, industrial, econômico e/ou social. Esse conhecimento pode ser usado tanto para beneficiar uma

Relacionados