Fafamilia do paciente oncologico

19404 palavras 78 páginas
8

INTRODUÇÃO

9

INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa busquei enfocar os conflitos e as mudanças ocorridas na dinâmica da família quando se depara com um ente com diagnóstico de câncer, pois o câncer surge como um problema de grande impacto para a família, provocando mudanças na rotina familiar, trazendo um misto de sentimentos e dificuldades sócio­ econômicas.

O acesso aos serviços é dificultado no momento em que mais se necessita e na maioria das vezes o paciente não tem um convênio médico. Há também toda uma problemática em acompanhar o ente às consultas médicas, exames e as sessões de quimioterapia gerando assim um acúmulo de tarefas aos familiares.

O interesse pelo assunto surgiu da minha primeira experiência de estágio em 2007. Foi em uma instituição do município de Taubaté que dá apoio ao paciente oncológico de baixa renda. Quando realizei o meu primeiro atendimento neste estágio, atendi uma família que a mãe estava com câncer no rosto, a angústia desta família diante do diagnóstico, me deixou impressionada. Os filhos estavam transtornados e diziam que a mãe não gostava de falar nem o nome da doença, que ela não aceitava que estava doente e que eu deveria ter muito tato ao entrevistá­la. Quando fui entrevistar a mãe doente, fiquei surpresa, pois a mulher estava calma, disse que faria o tratamento e estava confiante no sucesso do mesmo. Ao contrário do que os filhos haviam falado, ela disse saber que estava com câncer e que os filhos a estavam protegendo e não sabiam como lidar com a nova situação imposta.

Permaneci poucos dias nesta instituição. Logo em seguida fui para outra instituição estagiar, onde permaneço até o momento realizando atendimentos em um Plantão Social. Nestes atendimentos tenho me deparado com um número considerável de famílias de baixa renda que já

Relacionados