fafafafasdsaddas

671 palavras 3 páginas
Frederick Winslow Taylor (1856-1915) nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família Quaker, educado sob princípios rígidos e forte mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando por outras funções até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute.
Para Taylor a Administração deve ser tratada cientificamente, não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência: a Ciência da Administração. O mérito de Taylor reside em encarar sistemicamente o estudo da organização. Foi o primeiro a analisar o trabalho, os tempos e os movimentos, definir padrões de execução, treinar operários, especializar o pessoal, inclusive o de gerência. Foi pioneiro em assumir uma atitude metódica de analisar e organizar o trabalho da base até o topo da organização. Tudo isso eleva Taylor a uma altura não comum no campo da organização.
A Administração Científica cuida dos padrões de produção, padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotina para execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade. Embora Taylor se preocupasse mais com a filosofia, a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica.
(Ref: livro Idalberto Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração.)
Henry Ford (1863-1947), fundador da Ford Motor Company e criador da linha de montagem, soube dar continuidade aos quatro elementos essenciais da administração científica de Taylor e que eram, simplificadamente:
Normas rígidas, aperfeiçoamento e padronização de todas as ferramentas e condições de trabalho;
Rigorosa seleção e treinamento dos operários;
Adaptação de operários aos padrões estabelecidos e bonificações por aumentos de produtividade;
Divisão de trabalho.
Ford soube aproveitar as propostas de Taylor na fabricação de automóveis, acelerando intensamente a

Relacionados