faegaw

2949 palavras 12 páginas
Aula 1
Mecanismos de Coerência
Compreensão, interpretação e organização interna do texto:
A autora Ingedore Koch fundamenta-se numa concepção sociocognitivointeracional de língua que privilegia os sujeitos e seus conhecimentos em processo de interação. O texto cujo sentido ‘não está lá’, mas é construído, considerando-se para tanto, as ‘sinalizações’ textuais dadas pelo autor e os conhecimentos do leitor que, durante todo o processo de leitura, deve assumir uma atitude responsiva. Em outras palavras, espera-se que o leitor, concorde ou não com as ideias do autor, complete-as, adapte-as etc., uma vez que “toda compreensão é prenhe de respostas e, de uma forma ou de outra, forçosamente, a produz” (Bakhtin, 1992:290).
Durante a leitura de um texto, realizamos processamentos cognitivos em que diversas atividades mentais estão em jogo.
1) Automáticas = inconscientes
Processamento descendente - Leitura Cognitiva – Superficial, inconsciente, envolve a percepção do material linguístico, não há decodificação, faz-se de maneira global, o reconhecimento é instantâneo. A familiaridade com alguma palavra que faça parte do nosso léxico mental facilita a leitura.
Ex.
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as l teras de uma plravaa etãso
2) Controladas = conscientes até que o leitor tome consciência e seja capaz de interferir.
Processamento ascendente - Leitura Metacognitiva – Lê-se com cuidado, leitor apoia-se em conhecimentos prévios. Leitura ‘do texto para o leitor’.
A leitura eficiente é aquela que o leitor mobiliza simultaneamente os dois processamentos, ascendente e descendente, nesse caso ele será INTERACIONISTA. O linguista Moita Lopes vai mais além e propõe leitura sob uma visão interacional do discurso, dessa forma, a leitura passa a ser uma interação comunicativa na qual ‘os participantes, posicionados social, histórica e culturalmente e equipados com seus respectivos esquemas internalizados, atuam para negociar

Relacionados