fadasdas

396 palavras 2 páginas
O Ceará é um estado brasileiro localizado na região nordeste. Seus limites são: ao leste, a Paraíba e o Rio Grande do Norte; ao oeste, o Piauí; ao sul, Pernambuco e ao norte e nordeste o Oceano Atlântico. Sua extensão territorial é de 146.348 km ². A capital do estado é Fortaleza. Seu litoral mede 573 km.
O relevo cearense oscila entre 0 e um pouco mais de 1000m de altitude, sendo que o ponto mais alto é o Pico do Oeste (1145m). O relevo está dividido em planícies litorâneas; depressões sertanejas (cuja altitude é sempre inferior a 200m); os pés-de-serra, cuja altitude oscila entre 200 e 400m e os planaltos, serras e serrotes com altitude máxima de 1000m.
A caatinga (em tupi significa mata branca) cobre aproximadamente 90% do território cearense. O restante é ocupado por cerrado, na parte alta das chapadas, carnaubais nas várzeas dos rios e florestas nos pés-de-serra e nos sopés das chapadas. A vegetação das dunas (coqueiros, por exemplo) e os mangues ocorrem somente na região litorânea e representam muito pouco do total.

O solo do Ceará é composto de rochas sedimentares (26%) e pelo cristalino, também chamado de embasamento, formado por rochas antigas que ocupam o restante do território.

Os rios cearenses secam durante o período das secas, por isso são chamados de temporários. O principal rio daquele estado é o Jaguaribe. Este rio é responsável pela drenagem das regiões central, sul e leste do estado. A região norte é banhada por rios menores, dentre os quais podemos citar o Aracatiaçú, o Acaraú e o Coreaú. No Ceará há mais de 700 açudes e, graças a eles, é possível o desenvolvimento agrícola e a criação de animais nas regiões semi-áridas.

O semi-árido é o clima que predomina no Ceará. A temperatura média anual é de 29°C em lugares como o Cratéus e, normalmente, não chove durante nove meses durante o ano. Há registros de períodos de secas que ultrapassaram um ano. Durante os meses de chuvas, que ocorrem entre os meses de fevereiro a maio, as

Relacionados