Fadab

2438 palavras 10 páginas
MENSAGEM LINGUISTICA Desde o aparecimento do livro que ocorre frequentemente a ligação entre o texo e a imagem. Aqui coloca-se a questao do objectivo significante da imagem. Será a ilustração uma duplicação das informações contidas e transmitidas pelo texto? Ou por contrário será o texto a acrescentar conteudos inéditos, informações particulares à imagem exposta? “Uma imagem vale mais do que mil palavras»»? Poderá ser? Ou serão estas duas uma contração de redundância?
Antigamente o panorama comunitário que se apresentava não “aceitava socialmente” que certas obras não fossem ilustradas (como as Fábulas de La Fontaine ). Nos dias de hoje, numa prespectiva universal, a mensagem linguistica apresenta-se em todas as imagens, seja por forma de titulo, descrição (legendas), pequenos tags, balões de diálogos ou mesmo cenas extraidas de filmes, pequenos frames conotados a dialogos de script. Com base nestas informações concluimos que somos (ainda/inteiramente) uma sociedade de escrita, de diálogo e que os assumimos como estrutura raiz/base da informação.
Todavia numa analise crua deste todo, o que na verdade importa é a presença e unicamente a presença da mensagem linguistica. Outras caracteristicas como a extensão ou mesmo a posição da mesma não são relevantes para o conteudo. Vários paragrafos podem somente convergir a uma determinada mensagem/objectivo.
De seguida vamos encontrar e analisar as funções da mensagem linguistica em relação à mensagem icónica.
Tomemos por base a polisémica de todo os conteudos de imagem. O seu significado está inteiramente depende da interpretacao do índividuo, e essa capacidade optativa do leitor resulta , produz, vários pontos de interrogação sobre o sentido (principal ou não) da imagem. Mesmo que certas imagens consigam, numa instancia secundária, recuperar o seu sentido – aqui exempleficam-se certas imagens que estão associadas a vibrações inquestionaveis (como o terror, numa clara cena filmica que exprima esta carga) – a

Relacionados