FACULDADES FAVENORTE

965 palavras 4 páginas
FACULDADES FAVENORTE

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO INTEGRADA ORIENTAÇÃO/SUPERVISÃO/OPS. E GESTÃO ESCOLAR
PRISCILA PAULA SANTOS MESQUITA

ORIENTADOR VOCACIONAL

Araújos / MG
2.014
PRISCILA PAULA SANTOS MESQUITA

ORIENTADOR VOCACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Pós Graduação em Gestão Integrada Orientação/Supervisão/OPS.e Gestão Escolar das Faculdades Favenorte - como requisito parcial para a conclusão da diciplina de GESTÃO INTEGRADA .

Araújos /MG 2014

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.
Paulo Freire
1-Você considera importante o trabalho de orientação vocacional? Justifique.

Sim, o trabalho do orientador vocacional é de suma importância ele auxilia as pessoas ou alunos(clientes) ou seja ele é um trabalho que visa à instrumentalização do cliente para que ele exerça sua escolha profissional, por meio dela o indivíduo será preparado e terá instrumentos para elaborar sua escolha de curso/profissão.

2-Argumente sobre o trabalho do orientador como ele pode auxiliar os alunos na escolha vocacional e como se dá esse trabalho?

O orientador vocacional busca através de dinâmicas de grupo, pesquisas, discussões sobre o mercado de trabalho e entrevistas com profissionais da área de interesse ajudar os jovens embarcam em uma jornada de reflexão e autoconhecimento. Ao criar condições para que o estudante possa ter os elementos necessários para saber qual ocupação profissional vai ao encontro de suas necessidades, expectativas e desejos o orientador vocacional realiza consultas, entrevistas, testes e outras atividades realizadas até chegar em uma direção.
O trabalho pode ser feito em duas linhas a autoanálise e a análise profissional, a autoanálise avaliará os fatores que influenciam a escolha pessoal: família, professores, amigos, parentes, vizinhos, personalidades e ídolos; disciplinas escolares, leituras sobre profissões, classe social, aspecto

Relacionados