Faculdade

Páginas: 2 (256 palavras) Publicado: 12 de março de 2013
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif)

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) é um trabalho de caráter continuado que visaa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade devida.

Dentre os objetivos do Paif, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; apromoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias quepossuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

O Paif temcomo público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas detransferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade.

Suas ações são desenvolvidas pormeio do trabalho social com famílias, apreendendo as origens, os significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas,contribuindo para sua proteção de forma integral.

O trabalho social do Paif deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos,de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do Paif não devem possuir caráter terapêutico.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FAculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!