FACULDADE

Páginas: 15 (3670 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
IUESO - Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo
Curso de Engenharia Civil - Noturno
APS – Atividades Práticas Supervisionadas – 1° Período
















CANAL DO PANAMÁ























2014



Sumario










Introdução

1. A História

2. Importância da Obra


3. A tentativa Francesa

4. A tentativaEstadunense


4.1 Características

4.2 Construção


5.Inauguração

6. Um grande passe econômico

7. Novo Canal


8. O que é uma Eclusa?

9. Panamá









Introdução





Falando em engenharia, com certeza devemos mencionar essa magnífica obra de engenharia. Nas disciplinas de hidráulica, pontes e hidrologia aplicada, quantas vezes não falamos das eclusas docanal do Panamá, como também sobre os desníveis entre os oceanos.
O Canal do Panamá é um canal de 82 km que corta o istmo do Panamá, ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Sua localização no Oceano Atlântico é 9° 18'40.47" N 79° 55' 07.25 O e no Oceano Pacífico 8° 55' 36.05" N 79° 33' 08.69 O. Devido à forma em S do Panamá, o Atlântico situa-se a oeste do canal e o Pacífico a leste,invertendo a orientação usual.
Novas ruas estão sempre sendo construídas nas grandes cidades: quando o transito está muito cheio ou quando é necessário ligar um bairro a outro por um caminho mais curto. Mas se o problema é ligar dois oceanos, a história se complica.
No mar do Caribe, aconteceu uma coisa parecida com uma obra de cidade grande. Construíram uma avenida de água para ligar o OceanoAtlântico ao Oceano Pacífico: O canal do Panamá. O canal fica na parte mais estreita da América Central. As obras de construção começaram em 1879 sob o comando da França. Dez anos depois o projeto foi á falência.
Quando o canal entrou em atividade em 15 de Agosto de 1914, era uma maravilha tecnológica. Uma complexa série de eclusas permitia até mesmo a passagem dos maiores navios. O canal foi umtrunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo.
Essa e a introdução de uma das maiores maravilhas do planeta feita pelo homem ele e o pai de todos os atalhos,“ O canal do Panamá”, 200 milhões de toneladas de carga passam através de suas comportas todos os anos trata se uma das obras primas entre as construções de canais, nessetrabalho você vai descobri a importância dessa obra, etapas construtivas, operações, entre outros detalhes dessa magnífica obra.
1. A História.
Após a descoberta do continente americano, recorde-se que o objectivo foi atingir a Índia pelo Ocidente, vários foram os navegadores que procuraram a passagem que dava o acesso ao outro oceano. Apenas Fernão de Magalhães em 1520 logrou descobri-la, bemao sul do continente americano, através de um estreito batizado com o seu nome. Isso significava que para ligar por via marítima os dois lados desse continente tinha-se de rodear esse mesmo continente pelo sul. Essa penosa viagem significava meses de navegação. Não admira portanto que desde então se tenha pensado em abrir um canal que unisse os oceanos Atlântico e Pacífico   Tal idéia de abrir uma via de navegação marítima através do istmo do Panamá remonta ao século XVI, quando o conquistador espanhol Vasco Nunes de Balboa atravessou pela primeira vez a faixa de terra que separa os oceanos Atlântico e Pacífico e verificou que a sua largura não chegava a cem léguas. Em 1534, o Imperador Carlos V mandou investigar e encarou apossibilidade de abrir um canal que pouparia à armada castelhana meses de navegação para atingir o Peru. No entanto, a região era um caos geológico dificultando e muito a exploração do local. Após quatro séculos de nenhuma tentativa de construção do canal, em 1848 reinicia-se a idéia de implementação de um projeto de edificação do canal. Com a descoberta de ouro na Califórnia, milhares de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FAculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!