FACULDADE EVANG LICA DO PIAU

511 palavras 3 páginas
FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ- FAEPI
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
DOCENTE: MARIA JOSÉ GIRÃO
DISCIPLINA: POLÍTICA SOCIAL II
4º PERÍDO-2014.2

GÉSSICA PEREIRA DA SILVA

SÍNTESE SOBRE O TEXTOS A SEGURIDADE SOCIAL NÃO IMPLANTADA NO BRASIL E AS IMPLICAÇÕES DO NEOLIBERALISMO PARA AS POLÍTICAS SOCIAIS E A JUSTIÇA SOCIAL .

TERESINA-PI
15 DE DEZEMBRO 2014
Com o sucesso do neoliberalismo as políticas sociais que era predominante socialdemocratas sofreram uma forte guinada para a direita e nessa guinada tais políticas subordinaram –se abertamente aos ditames do mercado , que se apresentou como o melhor agente regulador da economia e da sociedade .
Essa reorientação que é muito mais que uma crise das políticas sociais produziu um impacto restritivo na extensão da cidadania e os direitos sociais em quase todo o mundo. Mas nos países como o Brasil , que ainda começavam a construir o seu sistema de segurança social , isso representou a impossibilidade de ingressarem num estágio civilizatório que tem na justiça social e na vida republicana a sua principal referência , como diz pisón (1998) sob o neoliberalismo , mais do que nunca ficou claro que os direitos de cidadania são de fato direitos dos ricos em um mundo repleto de pobres.
A injustiça social brasileira pode ser mais bem aquilatada quando se compara a situação econômica e sócia do Brasil com a dos demais países no plano mundial , os relatórios de desenvolvimento humanos de 2003 a 2004 mostra m que o país continua sendo campeões de desigualdade. Essa desigualdade que revela índices de pobreza e de indigência cerca de 50 milhões de pessoas inaceitáveis pois enquanto os países com os quais disputa os piores lugares do ranking mundial de distribuição de riquezas são de fato pobres, a rigor, o Brasil não é , tanto que , até recentemente possuía a 10ª economia mundial , hoje rebaixada para o 15ª lugar , mas, mesmo assim, ostentando

Relacionados

  • FACULDADE EVANG LICA DO PIAU
    297 palavras | 2 páginas