Faculdade De Ensino RegionalAlternativa

845 palavras 4 páginas
Faculdade de Ensino RegionalAlternativa
Curso: Educação Física Bacharelado
Nome: Luys Karllos Abrantes 1° Período
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Educação Física
Docente: Irinaldo Deodato Silva

O Homem e a Cultura + Filme, A Guerra do Fogo

Data:25/03/2015

Através do Texto “O Homem e a Cultura” de Leontiev e do Filme “A guerra do fogo” podemos observar algumas características do desenvolvimento humano onde Leontiev sustenta a tese do ser humano ter uma origem animal, onde conforme suas necessidades vão passando por um processo de hominização, no filme podemos observar grupos com culturas diferentes, onde que para a sobrevivência a inteligência já começa a prevalecer sobre a força.
O Homem vive um processo de Homização constante que começou la na pré História quando surgem os primeiros Australopithecus até os homo sapiens, um processo que não para, um desenvolvimento ininterrupto e gradativo. Em "O Homem e a Cultura", Leontiev aborda o homem como um ser qualitativamente diferente dos animais e utiliza argumentos socio-histórios para discorrer sobre. Primeiramente, ele traz a teoria Darwiniana segundo a qual o homem é o produto da evolução gradual do mundo animal e tem origem animal. Aprofundando mais, Leontiev defende a ciência progressista que afirma que o homem é um ser naturalmente social e que tudo de humano que há nesse ser é gerado em sociedade, no convívio social e na cultura criada pelos homens.
Com Engels, Leontiev sustenta a teoria de que o desenvolvimento evolutivodo homem, com características que o diferenciam de seus antepassados primatas, é submetido não às leis biológicas (alterações anatômincas transmitidas pela hereditariedade), mas à leissocio-históricas. "Engels, sustentando a ideia de uma origem animal do homem, mostrava ao mesmo tempo que o homem é profundamente distinto dos seus antepassados animais e que a hominização resultou da passagem à vida numa sociedade organizada na base do trabalho;

Relacionados